domingo, 14 de julho de 2013

Um trabalho Apométricos orientado por Ogum (Co-Criador)

Que Oxalá (Deus) abençoe a todos.
Venho trazer um relato vivenciados pela equipe de estudos da Apometria aqui do nosso Núcleo de Culto Umbandista do Butantã.

Antes de começar os trabalhos, eu senti muito forte as energias de Nosso Pai Ogum, nos suprindo e equilibrando a todos os que estavam no local.

Foi feito a abertura dos trabalhos/estudos, Fizemos as orações iniciais, ainda de mãos dadas, ficamos todos a sentir as energias do ambiente e ai nosso orientador dos trabalhos de Apometria no plano físico (Daniel) começou a cantar bem baixinho o ponto de Ogum...

No alto da romaria, eu vi um cavaleiro de ronda, (bis)
Trazia espada e a lança na mão,
Ogum Mege guerreou e venceu o dragão,
A primeira espada quem ganhou foi ele, (bis)
Mas ele é, ele é Ogum Mege, ele veio de Aruanda
Pra seus filhos proteger...

Aos poucos, cada um dos integrantes ia cantando e sentindo as energias do nosso querido Pai Ogum (Co-Criador).

Eu, dentro deste sentimento de completude, pensei, como o universo e maravilhoso, nos aqui, como instrumentos do criador, sendo banhados pelas energias do Orixá Ogum (Co-Criador), e sentindo vários mentores, guias, guardiões lado a lado se preparando para dar inicio aos trabalhos.

Ai, foi iniciado os trabalhos.......

Salve, Ogum (Co-Criador)
Salve Oxalá (Deus)
Por nos dar a oportunidade de trabalhar dentro da lei maior, justiça divina e do merecimento de todos. Ajudando a luz, dentro da criação a trabalhar como ordenadores, e filhos do todo.

Paz e Luz a todos os trabalhadores da senda luminosa da evolução.

Que Oxalá (Deus) e Ogum(Co-Criador) abençoe a todos.

PS(Nos temos nossa Mãe Cabocla Inaiá como fundadora do grupo de Apometria do Núcleo e o Vô Geronimo com atual orientador espiritual de nosso grupo de Apometria e de nosso grupo de estudos Apometricos.)

Publicado em Setembro 2012

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“Ogum

Ogum é o Orixá da Lei e seu campo de atuação é a linha divisória entre a razão e a emoção. É o Trono Regente das milícias celestes, guardiãs dos procedimentos dos seres em todos os sentidos.

...Ogum é sinônimo de lei e ordem e seu campo de atuação é a ordenação dos processos e dos procedimentos. ...O Trono da Lei é eólico e, ao projetar-se, cria a linha pura do ar elemental, já com dois pólos magnéticos ocupados por Orixás diferenciados em todos os aspectos. O pólo magnético positivo é ocupado por Ogum e o pólo negativo é ocupado por Iansã. ...Esta linha eólica pura dá sustentação a milhões de seres elementais do ar, até que eles estejam aptos a entrar em contato com um segundo elemento. Uns têm como segundo elemento o fogo, outros têm na água seu segundo elemento, etc.

...Portanto, na linha pura do "ar elemental" só temos Ogum e Iansã como regentes. ...Mas se estes dois Orixás são aplicadores da Lei (porque sua natureza é ordenadora), então eles se projetam e dão início às suas hierarquias naturais, que são as que nos chegam através da Umbanda. ...Os Orixás regentes destas hierarquias de Ogum e Iansã são Orixás Intermediários ou regentes dos níveis vibratórios da linha de forças da Lei. ...Saibam que Oxalá tem sete Orixás Intermediários positivos e tem outros sete negativos, que são seus opostos, e tem sete Orixás neutros; Oxum tem sete Orixás intermediárias positivas e tem outras sete negativas, que são suas opostas; Oxóssi tem sete Orixás intermediários positivos, sete negativos, que são seus opostos, e tem sete outros que formam uma hierarquia vegetal neutra e fechada ao conhecimento humano material; Xangô tem sete Orixás intermediários positivos e tem sete negativos, que são seus opostos.

E o mesmo acontece com Obaluaiyê e Yemanjá. ...Agora, Ogum e Iansã são os regentes do mistério "Guardião" e suas hierarquias não são formadas por Orixás opostos em níveis vibratórios e pólos magnéticos opostos, como acontece com outros. Não, senhores! ...Ogum e Iansã formam hierarquias verticais retas ou seqüenciais, sem quebra de "estilo”, pois todos os Oguns, sejam os regentes dos pólos positivos, dos neutros ou tripolares, ou dos negativos, todos atuam da mesma forma e movidos por um único sentido: aplicadores da Lei! ...Todo Ogum é aplicador natural da Lei e todos agem com a mesma inflexibilidade, rigidez e firmeza, pois não se permitem uma conduta alternativa.

...Onde estiver um Ogum, lá estarão os olhos da Lei, mesmo que seja um "caboclo" de Ogum, avesso às condutas liberais dos freqüentadores das tendas de Umbanda, sempre atento ao desenrolar dos trabalhos realizados, tanto pelos médiuns quanto pelos espíritos incorporadores. ...Dizemos que Ogum é, em si mesmo, os atentos olhos da Lei, sempre vigilante, marcial e pronto para agir onde lhe for ordenado.Ogum é sinônimo de lei e de ordem porque ele tanto aplica a Lei quanto ordena a evolução dos seres, não permitindo que alguém tome uma direção errada. Por isso chamamos de o Senhor dos Caminhos.

...Ogum é o ar que areja o interior dos seres, livrando-os dos bolores emocionais.Ogum é o movimento contínuo e equilibrado.É o poder ordenador que se impõe (Lei), sempre que os seres se desviam de suas sendas evolutivas(caminhos).

...Simbolicamente representamos Ogum com a espada, pois quando a palavra(Oxalá) não mais se impõe, é hora da espada(Lei armada)se mostrar ameaçadora e impor a ordem aos desordenadores.

Oferenda ao pai Ogum:

... - Velas brancas, azuis e vermelhas; cerveja, vinho tinto licoroso; flores diversas e cravos, depositados nos campos, caminhos, encruzilhadas, etc.
Parte do texto retirado do Livro: “O CÓDIGO DE UMBANDA”
Obra psicografada por Rubens Saraceni.”

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