terça-feira, 18 de novembro de 2014

Ogans

Os Ogans são instrumentos do mais alto do altíssimo. 

Que com os atabaques e suas vozes fazem com que os médiuns e cambonos da corrente se conectem mais prontamente com as vibrações das linhas , e assim estejam preparados para os trabalhos.

Eles são responsáveis pela maior facilidade que os trabalhadores da luz terão em se comunicar com seus mentores.

Salve os Ogans, Salve seu trabalho luminoso,

Salve a Umbanda.

=================================================

Eterno Aprendiz Espiritual (Facebook e Blogspot)
O encontro com o Criador que existe em cada um de nós

http://www.facebook.com/EternoAprendizEspiritual
http://eternoaprendizespiritual.blogspot.com.br/

Palestra :
Papo entre Amigos - Espiritualidade de uma forma descomplicada

http://tinyurl.com/eternoaprendizespiritual
(Link no youtube)

“TUDO QUE VOCÊ GOSTARIA DE SABER SOBRE ESPIRITUALIDADE E TINHA CURIOSIDADE DE PERGUNTAR”
http://eternoaprendizespiritual.blogspot.com.br/2014/03/espiritualidade-basica-1-4.html
1) Mecanismos da Espiritualidade
2) Mundos Espirituais que rodeiam a Terra.
3) Corpos Espirituais
4) Obsessão e Desobsessão.
5) Técnica de Proteção Espiritual
6) Planos espirituais, que filosofia eles seguem?

=====================================

http://babalorixaellideogum.comunidades.net/index.php?pagina=1554482954

" o que é OGÃ E OGAN "

SARAVÁ GRANDES AMIGOS !

CRIEI ESTA PÁGINA TRATANDO SOBRE UM ASSUNTO TÃO POLÊMICO, PIRMEIRO POR SE TRATA DE PALAVRAS AFRICANAS E PARECIDAS, SENDO MUITO CONFUNDIDAS, A PALAVRA OGÃ E A PALAVRA OGAN.
ENTÃO VAMOS PRIMEIRO PARA O SIGNIFICADO DAS PALAVRAS:

Duas palavras de origem sudanesa, sendo uma fon e a outra yoruba. Ogan palavra oriunda do idioma Ewe HUNGAN, tocador do tambor para o vodum Sapatá, no fon gbé, além de outras taduções, a religão está presente, como tocador de tan tan, tambor grande. No Haiti é utilizada a palavra HOUNGAN, (francez) sacerdote babalorixá,e houngan sur puen (pai pequeno). E nesta grafia no ewe é traduzida como dança. Notamos que HUGAN é a palavra que sempre foi empregada na nossa religião. A qual se transformou em ogan.

Ogã, pronúncia: ogaa, e não ogan, que quer dizer, chefe, líder, chefe, mestre pessoa importante, já a palavra ogan, yorubá, traduzimos como: Javali, já, formiga. O tocador de tambor no Yorubá é chamado de ONI ILU (SENHOR DO TAMBOR). A palavra ogã foi introduzida na religião quando o delegado Pedrito estava no auge da perseguição obsessiva ao candomblé, como foi dito, o ogan já existia, o tocador de atabaque, àquele que fazia parte do axé. O ogã foi o artífice encontrado a fim de proteger o terreiro a casa das incursões policial.

É IMPORTANTE DEIXARMOS BEM CLARO QUE A FUNÇÃO DE OGÃ COMO TOCADOR DE ATABAQUE NÃO PERTENCE E NEM TEVE ORIGEM NA UMBANDA E SIM NOS CULTOS AFRICANOS.
A PREPARAÇÃO TRADICIONAL DO OGÃ, TEM SUA ORIGEM NO CANDOMBLÉ, POIS NA UMBANDA, SEGUINDO SUA TRADIÇÃO, O OGÃ RECEBE A FUNÇÃO DA PALAVRA OGÃ REALMENTE,OU SEJA, LIDER, AUXILIAR DIRETO DO PAI DE SANTO.

DEVIDO A ISTO, NÃO PODEMOS DIZER QUE A PREPARAÇÃO DO OGÃ ENVOLVA OS CABOCLOS, POIS SUA ORIGEM É AFRICANA.
ESTA FASE DE PREPARAÇÃO SURGIU COM O SINCRETISMO DE SUAS FUNÇÕES DA UMBANDA COM O CANDOMBLÉ.

Os atabaques são chamados de Ilú na nação Ketu e Ngomana nação Angola, mas todas as nações adotaram esses nomes Rum,Rumpi e Le para os atabaques, apesar de ser denominação JEJE.

AQUI NÃO NOS IMPORTA OS DIVERSOS TIPOS DE OGÃ EXISTENTES NAS NAÇÕES DO CANDOMBLÉ, AFINAL ESTE É UM SITE UMBANDISTA.O IMPOTANTE É FRISA OS DOIS TIPOS EXISTENTES NA UMBANDA.

NA UMBANDA TRADICIONAL O OGÃ É O AUXILIAR DIRETO DO PAI DE SANTO.

NA UMBANDA POPULAR O OGÃ SE DIVIDE EM OGÃ ALABÊ(SERIA O CHEFE E O MAIS VELHO, RESPONSÁVEL PELOS CANTOS,TOQUES E ANDAMENTO DAS GIRAS), OGÃ DE CANTO(CURIMBEIRO) E O OGÃ DE ATABAQUE(ATABAQUEIROS).

domingo, 16 de novembro de 2014

Ponto de Aproximação e Ponto de incorporação

Varias filosofias fazem uso da musica cantada sendo exteriorizada ou não.

Para chegar a um padrão de meditação e uma frequência especifica.

Como os mantras budistas (Om mani padme hum –mantra budista de seis sílabas do Bodisatva da compaixão http://pt.wikipedia.org/wiki/Om_mani_padme_hum), como os católicos e evangélicos cantando na missa e na congregação e os Hindus cantando mantras.

Na umbanda, para entrar neste mesmo estado, temos os Pontos Cantados. Onde com eles, os médiuns conseguem entrar numa meditação necessária para a incorporação, além de também conseguirem se colocar energeticamente nos níveis necessários para aquela linha especifica.

Hoje, vou falar de dois pontos específicos, muito importantes para  o desenvolvimento mediúnico e o aumento de sensibilidade dos médiuns.  O Ponto de Aproximação e o Ponto de incorporação

Imagine um médium no começo de seu desenvolvimento. Ele esta lá de coração e avido para estar a disposição,  mais ainda não sabe como ele tem que se posicionar para facilitar o processo de incorporação.

Então o dirigente explica que existem dois pontos importantes, um de aproximação e outro de incorporação.

Que quando se canta o ponto de aproximação, o médium tem que abrir sua sensibilidade, com tranquilidade, sentindo as vibrações do mentor (entidade) que esta se aproximando para a incorporação (Acoplamento áurico).

Para que o médium, sinta as energias mudando, sinta seu campo eletromagnético, se colocando a disposição, para que a linha especifica se aproxime. Entrando em sintonia com seu mentor (entidade), fazendo com que as diferenças de potencia (a humana mais densa e a espiritual mais sutil) se equalizem.

Isso e um exercício de controle da sensibilidade e identificação dos nossos mentores, ajuda muito para sabermos diferenciar energias entrando em nosso campo eletromagnético, e também diferenciar s intenções.

Pois nesse processo sentimos varias vezes o carinho que nossos mentores (Entidades) nos dedicam, por estarmos ali para um trabalho para a Luz.

Isso faz o Ponto de Aproximação tão importante. E onde o Médium começará a ter o controle de quem se aproxima. E como a aproximação será realizada, e o mais importante, qual e a intenção que permeia quem quer se comunicar.

Temos que entender que um Médium, não e só médium, no dia do trabalho de sua casa espiritual.

Somos antenas, e responsáveis pelo que sintonizamos.  E por isso, este tempo de desenvolvimento do Médium, dentro das casas de Luz e tão importante.

Independente de linha filosófica, que o Médium seja, ele tem que ter este procedimento, pois quando estamos numa casa de Luz à proteção e maior. Quando estamos à paisana, no dia a dia, quem pode saber que tipo de proteção temos conosco.

E para finalizar, o Ponto de incorporação.

Quando sentimos, nosso campo eletromagnético, nosso emociona e nosso mental em uníssono para podermos ter uma incorporação (Acoplamento Áurico) completa.

Vem o Ponto de Incorporação, que e o momento em que o Médium, que já esta  potencializado e preparado, dar a passagem a seu mentor(entidade), para o inicio dos trabalhos na Luz.

A descrição do processo de incorporação feito acima poderia ser em qualquer casa espiritual, mesmo o médium espirita, que pode não ter um ponto, mas ele sintoniza às vezes com uma musica calma de fundo, e deveria ter o mesmo procedimento. Da aproximação e posterior incorporação.

E desta forma a incorporação seria tranquila e salutar. Pois o desequilíbrio pode ocorre por falta de conhecimento (Estudo), Invigilância (Orai e Vigia) ou falta de traquejo (incorporação de um obsessor muito complexo).

Que Deus abençoe e proteja a todos os Médiuns para que eles possam ser instrumentos de Deus na Criação. Não importa a linha filosófica que siga.

OBS: UMA PESSOA ME ESCREVEU ESTE COMENTÁRIO:

--" EU ACHO MUITO DIFÍCIL PARA O NEÓFITO, DA SENDA ESPIRITUAL, ATÉ MESMO PARA MÉDIUNS MAIS TARIMBADOS NA HORA DOS TRABALHOS INCORPORATIVOS, ONDE TUDO ACONTECE RAPIDAMENTE, SENTIR E REFLETIR SOBRE TODOS OS SENTIMENTOS NA HORA, COMO DESCRITOS EM SEU TEXTO."--

Eu respondi :

--" Tudo e uma questão de treinamento.

Isso e uma coisa que não se treina os médiuns. E se deveria treinar.

Sabe existem coisas que fazemos sem pensar, são processo que de tanto realizarmos , eles ficam quase como automáticos.

O que posso te dizer, e que e possível este treinamento, desde que, como tudo na vida tenha dedicação.

E por isso que meus mentores pediram para começar a escrever sobre varias coisas, inclusive isso.

Cada vez mais necessário médiuns que se responsabilizem pela tipo de acesso que eles fazem.

Pode ser que hoje não se use este tipo de controle, mais um dia ele vai ser tao necessário como o ar que respiramos.

Tanto para a proteção do médium como par a proteção da casa."--

Paz e Luz a todos.

=====================================
Convite:
CURSO DE APOMETRIA ONLINE
Inicio: 04/12/14 das 20:00 as 21:30
Para Inscrição envie um e-mail para

"Quer aprender como funciona as coisas sobre Apometria, faça o Curso Apometria Online, eu fiz e gostei muito, é me ajudou muito na minha caminhada, para aprender sobre as regras que rege o mundo, as energias que podemos usar para auxiliar nossos irmãos que precisa de ajuda. Parabéns meu amigo por essa oportunidade." (L.A. - 1ª Turma - Setembro/2013).

Eterno Aprendiz Espiritual (Facebook e Blogspot)
O encontro com o Criador que existe em cada um de nós


Palestra :
Papo entre Amigos - Espiritualidade de uma forma descomplicada


(Link no youtube)