sábado, 23 de fevereiro de 2013

Entrevista com Rubens Saraceni - Revista Fundamento (Jornal Umbandista Português) - ATUPO - Templo de Umbanda Pai Oxalá

Gostaria de compartilhar uma entrevista de Rubens Saraceni pelo Revista Fundamento (Jornal Umbandista Português) que me foi me enviada pelo ATUPO - Templo de Umbanda Pai Oxalá (http://www.facebook.com/umbanda.portugal)

O Rubens Saraceni falando sobre os Guardiões, os Mestres de Luz, os processos na Umbanda, e muito mais.

Que Oxalá (Deus) e Oxóssi (Co-Criador) nos abençoem e nos encham com energias que nos ajudem as nos desenvolver em nossa Fé e Conhecimento sempre em busca de nossa evolução espiritual.

===========================

Eterno Aprendiz Espiritual
O encontro com o Criador que existe em cada um de nós

OBS1: Coloco-me a disposição para responder qualquer dúvida sobre os textos em relação a Espiritualidade, Mediunidade, Kardecismo, Espiritismo, Umbanda, Apometria, Reforma Íntima, Deus, das coisas Deus e de nós, filhos de Deus. E de pesquisar quando for necessário para ajudar a compartilhar a Luz do conhecimento de Deus.

===========================

De ATUPO - Templo de Umbanda Pai Oxala
Saudações a todos os irmãos de fé e leitores do Jornal Fundamento, saiu a edição nº 10 do Jornal Fundamento, com uma entrevista exclusiva com um dos maiores escritores da Umbanda deste século Rubens Saraceni...Boa leitura...:)

www.atupo.com/jornal/Fundamento_10.pdf

--“(Fundamento): E porquê tantos romances sobre Exus? Tem o “Guardião da Meia-Noite”, “O Guardião dos Caminhos-a História do Senhor guardião Tranca-Ruas”, “Guardião das Sete Encruzilhadas”, etc… Seo seu mentor é um preto-velho, porque é que ele lhe passa tantos textos sobre os Exus?
(Rubens Saraceni): Justamente! ele dizia e ainda diz que a linha da Esquerda é o calcanhar de Aquiles da Umbanda. E é por aı ́ que os adversários batem forte. A ideia que se tinha e se tem de Exu é que na Africa (…) no Candomblé́ mais tradicional é que é um Orixá́. A ideia que se tinha dentro da Umbanda é que Exu era um demônio. (…) Na Umbanda, ele não tinha um campo definido, era a linha da esquerda, que tanto podia fazer o bem como fazer o mal, há livros de umbandistas, Umbandistas!, associando Exu a demônios da Cabala Judaica, do Judaísmo e do Cristianismo! (…) Então, quando o Pai Benedito falou, “Temos livros de guardiões mesmo regentes de linhas porque quero passar a historia e mostrar que eles não são demônios, são seres humanos que atuam na irradiação de Exu, espíritos humanos que atuam na irradiação de Ogum, de Oxóssi, quero falar desses Exus que se manifestam na Umbanda, todos eles passaram pela matéria, tem uma historia; tudo bem que a historia pode ser triste, mas são seres humanos, espíritos humanos que tem de ser entendidos! E o trabalho veio mesmo acontecendo, trazendo historias desses guardiões (…) Então, o grande trabalho que Pai Benedito fez para a Umbanda foi resgatar justamente a esquerda! (…)”--“

--“(Fundamento): Falamos da esquerda, da entidade Exu. Pergunto agora sobre outras entidades: quem são os Mestres da Luz?

(Rubens Saraceni): Mestre da Luz é todo o espıŕ ito que tem uma responsabilidade com a humanidade de procurar sempre corrigir os erros e semear o saber onde impera a ignorância.

(Fundamento): Pode dizer-se que na Umbanda existem mestres da luz?

(Rubens Saraceni):Sim, não são uma classe de espirito especıfica. Quando nos referimos aos mestres da luz são os espíritos superiores, orientadores. Nesse sentido, não é uma classe especifica, é uma forma de se referir aos espíritos que já́ tem uma responsabilidade para com a humanidade e são orientadores uns de grupos menores, outros tanto de pessoas como espíritos. Um guia espiritual que sustenta um centro é um Mestre de Luz, tem um compromisso; não tem só́ o compromisso de trabalhar no médium dele, ele tem o compromisso de sustentar um ponto de reunião de médiuns (…) Então, é um grau que se adquire no plano espiritual; eles são os preparadores do terreno para que as pessoas se reúnam e as suas forças possam se juntar e desenvolver um trabalho de auxilio ao semelhante. Então, todo o guia com um grau de sustentador de trabalho é um Mestre de luz. A Luz é o conhecimento, é o saber, a Luz é Deus, é o Orixá́! (…)”—

(Fundamento): mas na umbanda também há magia!

(Rubens Saraceni): tudo o que você̂ faz dentro de um centro de umbanda é magia e é realizador. a defumação é realizadora, o ponto cantado é realizador porque movimenta forças, a defumação movimenta forças, o ponto riscado movimenta forças, a dança de um guia espiritual movimenta forças, então na umbanda tudo é magico, tudo! só́ que dentro de um sistema religioso. e􀀡 isso que destaca ela e faz com que seja muito esmagada.
Porque chega uma pessoa com a sua força espiritual, começa a incorporar o seu guia e aquele que traz uma mediunidade muito aflorada daqui a pouco tempo está atendendo pessoas e o guia está fazendo maravilhas. Aı ́vem alguém e diz: “não! quem é você̂ que entrou agora e já está querendo atender os outros, está ajudando os outros?”
Esquece que quem está ajudando é o guia espiritual e que não começou no dia em que aquele médium começou.
O guia espiritual tem um histórico de séculos de ajuda à humanidade, não o médium.
O médium pode ter um dia de umbanda, tem gente que entra a primeira vez , já incorpora, já dão charuto, água e já fica dando consulta.
Não é o médium, é o guia que tem de ser visto ali. o médium não precisa de ter preparo, o
guia tem, já vem preparado.
O médium precisa de ser preparado sim para entender tudo aquilo. (…) O médium tem de ser preparado e ensinado para se situar nisso tudo e na hora de incorporar ele se doar por completo, para aı ́sim, o guia trabalhar.
Querem confundir o médium de umbanda que é o que cede o corpo com o do candomblé́, que tem que passar por muitas preparações porque lá ele está incorporando o Orixá́ dentro de um ritual religioso.
O Orixá́ que incorpora nele não vai dar consulta. (…) tudo bem que os guias já entraram dentro do candomblé́ aqui no brasil, porque os médiuns umbandistas que foram para lá levaram junto os seus guias.”—

--“Cont...”—
De ATUPO - Templo de Umbanda Pai Oxala
Saudações a todos os irmãos de fé e leitores do Jornal Fundamento, saiu a edição nº 10 do Jornal Fundamento, com uma entrevista exclusiva com um dos maiores escritores da Umbanda deste século Rubens Saraceni...Boa leitura...:)

www.atupo.com/jornal/Fundamento_10.pdf

O que e caridade?

Para responder esta pergunta trago um novo texto de preto velho.

Conforme eu o lia, lagrimas caiam de meus olhos, e sentia que muitos iam enteder o que e esta caridade que tanto falam e que tantos nem imaginam que seja.

Eu só posso pedir para sempre podermos ter o carinho e o aconselhamento desta linha tão querida, que cuida tanto de seus filhos e os levam cada vez mais para perto de Zambi (Como eles chamam Deus).

Que Zambi (Deus) abençoe a todos os trabalhadores na Luz e nos coloque sempre a disposição dos pretos velhos para ajuda-los no trabalho dos mais desamparados de corpo e alma.

===========================

Eterno Aprendiz Espiritual
O encontro com o Criador que existe em cada um de nós

OBS1: Coloco-me a disposição para responder qualquer dúvida sobre os textos em relação a Espiritualidade, Mediunidade, Kardecismo, Espiritismo, Umbanda, Apometria, Reforma Íntima, Deus, das coisas Deus e de nós, filhos de Deus. E de pesquisar quando for necessário para ajudar a compartilhar a Luz do conhecimento de Deus.

===========================


Faz caridade fio, faz caridade fio!

Assim era as fala do negro Ambrósio através do aparelho mediúnico que lhe servia de canal para fazer proseador.
Não era a primeira que aquele consulente ouvia esse conselho do Pai Velho, já havia se passados oito meses desde o primeiro dia que aquele senhor tinha adentrado ao terreiro, passando a fazer parte da assistência, sempre voltando ao negro Ambrósio para tirar suas duvidas.
Naquele dia ele estava decidido. Iria perguntar ao Velho porque toda vez que falava com ele escutava o mesmo conselho?
Será que como espírito não estava vendo que ele já estava fazendo sua parte?
Esperou ansioso a sua vez. Aquela noite seria especial, seria diferente das outras, aquele encontro marcaria uma nova etapa no caminhar daquele senhor.
Como sempre fazia, mais por repetição do que mesmo por convicção, se ajoelhou diante do negro Ambrósio e foi dizendo:
Benção vô Ambrósio, hoje venho lhe pedir uma explicação para melhor entender o que o senhor me diz.

Oxalá te abençoe meu fio! Negro Ambrósio fica feliz com sua presença e gosta de fazer proseador com todos os fios que aqui vem.

Meu vô, como o senhor mesmo sabe já faz algum tempo que venho a essa casa e falo com o senhor. Como já lhe disse não tenho uma situação financeira ruim, ao contrário, nunca tive problemas dessa ordem o que sempre me facilitou uma vida com fartura e bem-estar desde a infância.

Certo meu fio, negro Ambrósio já tem cunhecimento de tudo isso que suncê falou.

É meu vô, por essa razão gostaria de lhe perguntar porque o senhor toda vez que fala comigo me aconselha a fazer a caridade? O senhor não já sabe que faço isso todo mês entregando gêneros alimentícios aos que estão carentes?
Além do que, na minha empresa mantenho uma creche para os filhos dos meus empregados para que assim possam trabalhar com mais tranquilidade. Por isso gostaria que me explicasse o porquê desse conselho, dentro da minha consciência cumpro com meu compromisso.
É verdade meu fio, tudo isso que suncê falou pra negro veio, faz parte de seu compromisso e fio cumpre direitinho sua parte.Porém fio esse compromisso faz parte de seu social.

Suncê alimenta o corpo material que precisa de sustentação pra ficar de pé, pois se não for assim fio tem prejuízo, só que o fio também precisa distribuir o pão espiritual e assim fazer a caridade.

Não entendi meu vô seja mais claro? Que caridade espiritual é essa?

É a mesma que esse meu aparelhinho faz aqui no terreiro. Suncê precisa assumir sua condição de médium.

Espantado, disse o senhor: como é que é vô Ambrósio o senhor está me dizendo que tenho compromisso com a mediunidade na Umbanda é isso?

É isso sim, meu fio. Suncê tem compromisso com essa banda.

Ante as muitas verdades que ele já tinha ouvido, nunca uma afirmação estava tanto a lhe remoer a alma. Como seria possível?
Achava bonito a Umbanda, gostava do cheiro das ervas e do cachimbo dos vôs, mais daí então a ser médium era demais para ele. Mesmo de forma acanhada buscando aparentar tranquilidade aquele senhor disse ao vô:
Meu vô acho que há um equívoco, pois nunca senti nada a respeito da mediunidade.

Num sentiu porque se prende e que não quer dizer ou suncê acha que nego veio não vê o companheiro de Aruanda que lhe acompanha e que hoje está dando autorização pra fazer esse conversado? Meu fio diz que gosta do cheiro das ervas e desse terreiro

o que é uma verdade – mas o que fio não se vê é dobrando o corpo para prestar a caridade, deixando assim que seu Pai Preto também lhe traga lições para seu caminhar. Então meu fio, enquanto suncê não entender, nego veio vai continuar repetindo o conselho: faz caridade fio, faz caridade fio! Mesmo que tenha que arrepetir isso por muitas veis, pois água mole em pedra dura fio, tanto bate inté que fura. Olha fio! Eu tenho um compromisso moral com esse companheiro de Aruanda que te acompanha e te agaranto que não será de minha parte que não será cumprido.
Pensa no que esse veio te falou e dispôs vem prosear novamente, pois o passo de veio é miudinho e devagarzinho, só tem uma coisa fio: o tempo corre e espero que suncê queira aproveitar enquanto tá desse lado de cá!

Aquele senhor se levantou da frente de negro Ambrósio sem dizer mais nenhuma palavra, seria preciso tempo para digerir tudo que ele tinha ouvido.
Oito meses se passaram depois daquela prosa, ninguém no terreiro tinha visto novamente aquele senhor na assistência.  
Era 13 de maio, gira festiva de preto velho, os trabalhos tinham se iniciado. Negro Ambrósio olhava para a porteira do terreiro como se estivesse a esperar por alguém e assim cantarolava “acorda cedo meu fio, se com velho quer caminhar, olha que a estrada é longa
e velho caminha devagar, é devagar, é devagarinho quem anda com preto velho nunca ficou no caminho”.
Acostumados com a curimba os filhos da corrente repetiam os versos sem perceber que naquele dia a entonação estava mais dolente. Mais um filho de Zambi venceria uma etapa, mais um seria libertado.
E foi olhando para a porteira que negro Ambrósio viu aquele senhor adentrar no terreiro, com os olhos rasos d’água e de joelhos se postar assim dizendo: Vô Ambrósio se é verdade que tenho essa tal mediunidade aqui estou para aprender a fazer caridade, nesses 8 meses minha vida perdeu a alegria, relutei muito para chegar aqui novamente e não nego que fugi por vergonha se ainda houver tempo…
Aquele senhor nem chegou a ouvir a resposta do negro Ambrósio. Do seu lado já se encontrava um negro que de forma doce e amorosa assim falou: Meu fio a quanto tempo espero por esse momento, por esse reencontro. Vamos trabaiá meu fio nas bênçãos de Zambi e na fé de Oxalá!

Diante dos filhos daquela corrente, aquele homem branco, de olhos claros, quase translúcidos, alto, dava passagem nesse momento a mais um preto velho e foi curvando aquele corpo que se ouviu a voz da entidade assim dizer: Bendito e louvado sejam o nome de nosso Pai Oxalá! Saravá negro Ambrósio! Pai Joaquim das Almas se fazpresente nesse Gongá!
Saravá Pai Joaquim!

E daquele dia em diante mais um filho começava a sua caminhada. Mais um chegava a corrente da casa. Mais uma estrela passou a brilhar nos céus de Aruanda!

Saravá Preto!!!

A.D. Mensagem recebida por email.

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Conversa com nossos Mentores.


Boa noite a todos.

Como e bom podermos conversar com nossos mentores. Recebermos o carinho no peito com suas palavras acolhedoras e cheias de sabedoria.

Divido com vocês esta felicidade de poder trabalhar lado a lado com estes seres luminosos.

Lembro a quem pode ter esta oportunidade, que seja eternamente agradecido, por sermos abençoados com estas palavras tão preciosas.

Quando lembro estes momentos, sinto mais condição de enfrentar o dia a dia em nosso caminho evolutivo aqui na terra.

Pois no mundo tribulado que vivemos, onde o materialismo impera.

Onde a lei do Gerson existe.

Que a televisão mostra cada vez mais violência.

E as coisas não são feitas de forma a que todos sejam beneficiados.

E necessário manter o canal de comunicação com o mais alto do altíssimo, e nossa responsabilidade de trabalhadores espirituais da Luz trazer com ajuda de nossos mentores a Luz para deixarmos este planeta azul mais sutil.

Temos que trazer a esperança que sempre o Criador esta tomando conta de nós. Que o universo esta dentro da Lei maior e Justiça Divina. E que o Amor flui pelos caminhos da criação.

Só faltando cada um de nos vibrar mais e mais este Amor.

Que Oxalá(Deus) e Oxóssi(Co-Criador) abençoem a todos e abra em cada um de nos a percepção para a aquisição do conhecimento necessário a caminhada de cada um.


===========================

Eterno Aprendiz Espiritual

O encontro com o Criador que existe em cada um de nós



OBS1: Coloco-me a disposição para responder qualquer dúvida sobre os textos em relação a Espiritualidade, Mediunidade, Kardecismo, Espiritismo, Umbanda, Apometria, Reforma Íntima, Deus, das coisas Deus e de nós, filhos de Deus. E de pesquisar quando for necessário para ajudar a compartilhar a Luz do conhecimento de Deus.

===========================
Oxóssi(Co-Criador)

http://terradeaganju.blogspot.com/2011/02/tronos-do-conhecimento-oxossi-e-oba.html

--" é o caçador por excelência, mas sua busca visa o conhecimento. Logo, é o cientista e o doutrinador, que traz o alimento da fé e o saber aos espíritos fragilizados tanto nos aspectos da fé quanto do saber religioso."--

Reencarnação - Porque nos Reencarnamos?

Boa noite a todos.

Hoje eu acordei com uma frase vibrando em meu ser.

 “Nos reencarnamos para desenvolver nossas qualidades,  e superar ( trabalhar) nossos defeitos.”

Na nossa evolução, e necessário trabalhar o equilíbrio em todos os aspectos.  No Material, Emocional e Espiritual.

E não viemos para sofrer , e sim aceitarmos o que e de bom em nos, e aprendermos o que precisamos compreender em nossos sentimentos que nos distancia da evolução.

Os mentores nos falam , que precisamos trabalhar nossas qualidade, para que elas nos fortaleçam e nos deem condição para enfrentarmos nossas emoções mais complicadas. Elas que fazem parte de nosso abismo interior.

Por isso nunca esqueçam, somos fagulhas do criador.  E por isso temos a condição de trabalhar tanto as boas quantos as mais complicadas emoções. São degraus que alçamos para buscar nossa evolução.

Que Oxalá (Deus) abençoe e ajude a cada um de nos a buscarmos esta forca para nos superar.

Paz e Luz a todos.

Chacras e a nossa ligação com os Orixás (Co-Criadores)




Nosso corpo físico tem em sua volta um campo eletromagnético que se chama de aura, ela seria a soma de nossas frequências físicas, emocionais, mentais e espirituais que temos.

Seria a frequência de nossa fagulha divina.

E também nosso corpo físico interage com o universo de energias que estamos mergulhados através de vórtices energéticos, chamados chacras, temos milhões deles espalhados pelo nosso corpo todo, aqui falarei dos sete principais.

1º.)Chakra da cabeça ou da coroa – Coronário- Cor de vibração: violeta;

2º.)Chakra da testa, da sobrancelha ou terceiro olho – Frontal- Cor de vibração: índigo (=azul escuro ou cobalto);

3º.)Chakra do pescoço ou da graganta- Laríngeo- Cor de vibração: azul claro;

4º.)Chakra do coração – Cardíaco- Cor de vibração: verde;

5º.)Chakra do plexo solar ou gástrico ou do baixo ventre - Esplênico- Cor de vibração: amarelo;

 6º.)Chakra do umbigo ou sacral- Umbilical- cor de vibração: laranja;

7º.)Chakra raiz ou da base – Básico- Cor de vibração: vermelho.

Cada um destes Chacras, vibra em uma determinada frequência, desta forma ele emite as cores relacionadas com estas frequências.

E os Chacras também tem uma relação com os Orixás (Co-Criadores) pelo mesmo motivo, pela frequência que eles emitem e entram em diapasão (Reverberam). E por eles estarem vibrando nos 7 sentidos da Vida, nas 7 irradiações dos fatores de Deus.

Que são:

Fé, Amor, Conhecimento, Justiça, Lei, Evolução e Geração.



(http://www.seteporteiras.org.br/artigos/237-um-breve-estudo-dos-chakras-na-umbanda.html)

--“●Chakra da Coroa (alto da cabeça)►Sentido da Fé. Regência do Orixá Oxalá. De forma complementar, nele também atua nossa Mãe Logunan (Oyá-Tempo).

Absorve e transmite, sob a forma de Fatores, as Energias Divinas que alimentam o Sentido da Fé, inclusive despertando nos seres a autoconfiança, a autoestima etc. A Fé é base necessária para se viver e fazer qualquer coisa. Sem a Fé, nada se faz;

●Frontal (entre as sobrancelhas)►Sentido do Conhecimento. Regência do Orixá Oxóssi.  De forma complementar, nele atua Mãe Obá.

Absorve e irradia Fatores que alimentam o Sentido do Conhecimento (a busca da Expansão pelo aprendizado, em todos os aspectos, e sua aplicação positiva em proveito próprio e do próximo);

●Cardíaco (altura do coração)►Sentido do Amor. Regência do Orixá Oxum. O par complementar atuante é Pai Oxumarê.

Absorve e irradia Fatores que promovem o estímulo do Amor Incondicional e a cura emocional (desperta os sentimentos amorosos e harmonizadores, a conciliação, o perdão, a compaixão, a fraternidade etc.);

●Da Garganta (laringe)►Sentido da Ordem (Lei Divina). Regência do Orixá Ogum. O par complementar é Mãe Yansã.

Absorve e irradia Fatores Divinos que promovem a Ordenação, inclusive a partir da palavra. Ordenação, segurança, posicionamento perante o meio em que se vive;

●Esplênico (na altura do baço)►Sentido da Evolução. Regência do Orixá Obaluayê. Par complementar atuante: Mãe Nanã.

Absorve e transmite Fatores Divinos que promovem a Transmutação de estados e condições vibratórias em desequilíbrio, de modo a torná-los positivos,  favorecendo a evolução dos seres e dos meios em que vivem (transmutação, cura espiritual, emocional e física; retificação de rumos; evolução do ser em todos os aspectos);

●Umbilical (no ventre, região do umbigo)►Sentido da Justiça ou do Equilíbrio Regência do Orixá Xangô. Par complementar: Mãe Egunitá.

Absorve e transmite Fatores Divinos que promovem o Equilíbrio energético dos seres, despertando-lhes o senso de Justiça e equidade, a razão equilibrada;

●Básico (área dos órgãos sexuais)► Sentido da Geração. Regência do Orixá Yemanjá. Par complementar: Pai Omolu.

Absorve e transmite Fatores Divinos Geradores de Vida (sustentação e preservação da vida; criatividade; geração de idéias que propiciam novos caminhos ou possibilidades; geração de “saúde” em todos os sentidos; multiplicação e renovação celular perfeita e saudável).”--

Que Deus Abençoe a todos seus filhos e nos ajude a sermos sempre os eternos aprendizes espirituais.

===========================

Eterno Aprendiz Espiritual
O encontro com o Criador que existe em cada um de nós
http://www.facebook.com/EternoAprendizEspiritual
http://eternoaprendizespiritual.blogspot.com.br/

OBS1: Coloco-me a disposição para responder qualquer dúvida sobre os textos em relação a Espiritualidade, Mediunidade, Kardecismo, Espiritismo, Umbanda, Apometria, Reforma Íntima, Deus, das coisas Deus e de nós, filhos de Deus. E de pesquisar quando for necessário para ajudar a compartilhar a Luz do conhecimento de Deus.

===========================

 (http://pt.wikipedia.org/wiki/Chacra)

A palavrachakra vem do sânscrito e significa "roda", "disco", "centro" ou "plexo". Nesta forma eles são percebidos por videntes como vórtices (redemoinhos) de energia vital, espirais girando em alta velocidade, vibrando em pontos vitais de nosso corpo. Os chakras são pontos de interseção entre vários planos e através deles nosso corpo etérico se manifesta mais intensamente no corpo físico.

Os Vedas (5.000 a.C.) contêm os mais antigos registros sobre chakras de que se tem notícia. Quando foram escritos, o Yoga já sistematizava o conhecimento e o trabalho energético dos chakras.

São sete os principais chakras, dispostos desde a base da coluna vertebral até o alto da cabeça e cada um corresponde à uma das sete principais glândulas do corpo humano. Cada um destes chakras está em estreita correspondência com certas funções físicas, mentais, vitais ou espirituais. Num corpo saudável, todos esses vórtices giram a uma grande velocidade, permitindo que a "prana", flua para cima por intermédio do sistema endócrino. Mas se um desses centros começa a diminuir a velocidade de rotação, o fluxo de energia fica inibido ou bloqueado - e disso resulta o envelhecimento ou a doença.

Os chakras são conectados entre si por uma espécie de tubo etérico (Nadi) principal chamado "Sushumna", ao longo do eixo central do corpo humano, por onde dois outros canais alternados "Ida" que sai da base da espinha dorsal à esquerda de Sushumna e "Pingala" à direita ( na mulher estão invertidas estas posições ).

Os Nadis conduzem e regulam o "Prana" (energias yin e yang) em espirais concêntricas. Estes Nadis são os principais, entre milhares, que percorrem todo o corpo em todas as direções, linhas meridianos e pontos. Para os hindus os Nadis são sagrados, é por meio da "Sushumna" que o yogi deixa o seu corpo físico, entra em contato com os planos superiores e traz para o seu cérebro físico a memória de suas experiências.

terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Mediunidade na Umbanda (qualquer outra linha filosófica que necessite de Médiuns)

Boa noite a todos.

Gostaria de dividir algumas ideias sobre mediunidade e como ela flui. 

E como nos médiuns, nos questionamos, e nos preocupamos para estarmos cada dia mais sintonizados em nossos mentores (Entidades).

O texto abaixo fala de Médiuns na Umbanda, mas não vejo como isso seria diferente em qualquer outra filosofia que utiliza médiuns no processo de trazer do mais alto do altíssimo a Luz que tanto seres necessitam.

Esta Luz esta em todas as casas de Luz, junto a todo o Trabalhador na seara da Luz, que buscam estar preparados para serem um melhores instrumentos do Criador dentro da Evolução.

Estes trabalhos na Luz que sempre estarão sendo realizados dentro da Lei Maior, Justiça Divina e do merecimento de todos os envolvidos.

Lembrando sempre que com muito amor no coração, ética e trabalho ao lado de nossos mentores (guias) estamos subindo, trabalho a trabalho, os degraus luminosos de nossa evolução espiritual.

Que Oxalá (Deus) abençoe a sagrada mediunidade que existe dentro de um de nos.


===========================

Eterno Aprendiz Espiritual
O encontro com o Criador que existe em cada um de nós
http://www.facebook.com/EternoAprendizEspiritual
http://eternoaprendizespiritual.blogspot.com.br/

OBS1: Coloco-me a disposição para responder qualquer dúvida sobre os textos em relação a Espiritualidade, Mediunidade, Kardecismo, Espiritismo, Umbanda, Apometria, Reforma Íntima, Deus, das coisas Deus e de nós, filhos de Deus. E de pesquisar quando for necessário para ajudar a compartilhar a Luz do conhecimento de Deus.

===========================


(http://www.genuinaumbanda.com.br/artigos/a_mediunidade_na_umbanda.htm)

“A MEDIUNIDADE NA UMBANDA

Dando seqüência a essa série de artigos, voltamos a conversar com vocês.

Quem se detém a estudar às obras espíritas, sejam Kardecistas ou umbandistas, conclui que a totalidade dos autores afirma, categoricamente, que os médiuns completamente inconscientes são casos raros, raríssimos, sendo que muitos defendem a mediunidade consciente como perfeitamente cabível nos trabalhos de Umbanda e outros (como Matta e Silva, por exemplo), não admitem o médium consciente total, exigindo, para uma incorporação autêntica, a semi-inconsciência, onde o aparelho fica como que aturdido e sem forças para intervir naquilo que a Entidade está querendo dizer.

O fato é que este ponto é um problema muito delicado para a prática da mediunidade, pois, só com muita experiência, conseguimos fazer com que o nosso psiquismo não interfira no trabalho dos guias e protetores, principalmente quando o médium está lidando com pessoas de suas relações mais chegadas, ou com parentes seus. Tirar a cabeça do médium dos trabalhos do Guia é, justamente, uma das coisas mais difíceis de se conseguir, quando se é novato, pois sempre acarreta dúvidas e preocupações, mormente naqueles que receiam o fantasma da mistificação.

O mais engraçado é que pouquíssimos têm a coragem e a decência de se confessarem conscientes ou, pelo menos, semi-inconscientes querendo todos passar por médiuns mecânicos ou inconscientes totais, o que a meu ver, já é uma prova de deslealdade incompatível com o verdadeiro sacerdócio da missão mediúnica, na sua acepção mais profunda. Eu mesmo, quando comecei na Umbanda, mantive a idéia, plenamente enraizada, de que mediunidade era sinônimo de “inconsciência” na hora do transe mediúnico.

Quando comecei a sentir as primeiras vibrações de aproximação das Entidades, entrei em verdadeiro ESTADO DE PÂNICO, simplesmente porque, comigo, não estava acontecendo, aquilo que todos em minha volta afirmavam: que eram médiuns inconscientes.

Mas não há mal que não traga um bem. Comecei a desconfiar que TODOS não fossem tão inconscientes assim, quando, em mim, a consciência estava bem presente e firme.

Só havia um recurso: estudar o assunto.

Foi o que fiz, com vagar, com persistência e paciência.

Hoje, com uma apreciável bibliografia à minha disposição, posso afirmar COM AUTORIDADE, “que todos aqueles que se diziam “inconscientes totais” estavam “mentindo”, não sei com que intuito. A mediunidade mecânica, inconsciente, em que o aparelho ficam como se estivesse em sono profundo é extremamente raro no mundo inteiro, contando-se nos dedos aqueles que, verdadeiramente, o são.

Na verdade, o que se passa no chamado “desenvolvimento” (palavra inadequada) é que as Entidades “tomam o médium” em três fases distintas, a saber:

1º) – Domínio das faculdades sensoriais;

2º) – Domínio das faculdades motoras;

3º) - Domínio das faculdades psíquicas.

As primeiras manifestações são sensoriais, isto é, o médium começa sentindo “algo de estranho”, mãos geladas, braços e pernas dormentes, frio na espinha, na cabeça, na boca do estômago, etc. É a atuação das Entidades sobre os plexos nervosos, como primeiro sinal de sua aproximação.

Em seguida, as Entidades passam a dominar as “faculdades motoras” e o médium sente impossibilidade de desfazer certos gestos e atitudes que ele tomou SEM SABER PORQUE, mas que não “tem forças” para impedir. Quando um Caboclo DE VERDADE prende o braço esquerdo do médium nas suas costas, imóvel, horas e horas, ou quando um preto velho verga as pernas do médium, este não sabe porque, mas obedece, embora esteja “consciente” de que está fazendo aquele gesto ou tomando aquela atitude.

São as suas faculdades motoras que, secundando as manifestações sensoriais estão sendo “tomadas” CADA VEZ MAIS PELA Entidade, à medida que o seu organismo se prepara para a missão mediúnica.

A última faculdade a se entregar ao domínio dos Guias e protetores é, justamente, o psiquismo do médium, a sua consciência, a sua “guarda” para tudo de estranho que está acontecendo com ele. Quanto mais culto o aparelho, maior a sua resistência a entrega do seu psiquismo `atuação das Entidades de incorporação.

Em primeiro lugar, vem o natural e louvável auto-policiamento do médium que, quanto mais bem intencionado estiver, mais receoso ficará de estar sendo tomado por sugestões neuro-anímicas motivadas pelo ambiente dos terreiros. Quanto mais ele se auto-policia, mais o seu psiquismo interfere, fazendo com que a Entidade que se aproxima só consiga tomar 20% ou 30% da sua vontade. É por isso que todo médium, seja qual for, começa muito anímico, com 10%, 20% ou 30% de incorporação ,e conseqüentemente, com 90%, 80% ou 70% de interferência do seu próprio “eu” nos trabalhos do Guia. Só com o tempo (muito tempo), à medida que o médium vai tomando ciência do “sucesso” dos trabalhos do seu Guia, é que as suas resistências psíquicas vão se quebrando e ele começa, então, a progredir na escala de incorporação, muito temo ainda, com 40% ou 50% do seu psiquismo "Fora do ar"” Os grandes estudiosos do assunto consideram 50% uma "boa incorporação”, o que nos leva a concluir que a coisa é muito ‘seria mesmo. De 50% para cima o médium vai se apagando numa espécie de “aturdimento” crescente com a porcentagem de incorporação conseguida, isto é, de domínio da Entidade sobre o seu psiquismo. Os grandes médiuns, que trabalham com ótimos Guias e dão boa passividade, ficam na faixa dos 70%, chegando, às vezes, aos 80%. Jamais passam de 80%.

Muita Paz.”--

Como os Preto Velho entendem o Fluxo do Universo..


Boa noite, Amigos na Luz.
 
Venho trazer mais um texto que me emocionou muito, e que me fez pensar o como somo incapazes de perceber os desígnios do Pai.

Por isso que, em alguns momentos, temos que ter Fé, sentir a Fé permeando nossas vidas, e entender que Oxalá (Deus) prove a cada um, o que e necessário e suficiente, nem mais nem menos.

Como ter Fé ? Como aceitar o que não compreendemos?

 “Olhai para as aves do céu, que nem semeiam, nem colher, nem ajuntam em celeiros; e vosso Pai celestial as alimenta. Não tendes vós muito mais valor do que elas? Mateus 6:26

“E, quanto ao vestuário, por que andais solícitos? Olhai para os lírios do campo, como eles crescem; não trabalham nem fiam;

E eu vos digo que nem mesmo Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como qualquer deles” Mateus 6:28-29

(http://www.bibliaonline.com.br/acf/mt/6)

Por isso, que o trabalho da linha dos pretos velhos e tão importante, eles conhecem como ninguém os fluxos do Universo e tem uma Fé inabalável pelo Criador da Vida,

Deixo vocês com este texto lindo,  que me faz pensar, como precisamos aprender a ver a vida pelos olhos de nossos pretos velhos.

Salve a linha dos Pretos Velhos.

Adorei as Almas (saudação feita aos Pretos Velhos)

===========================

Eterno Aprendiz Espiritual
O encontro com o Criador que existe em cada um de nós
http://www.facebook.com/EternoAprendizEspiritual
http://eternoaprendizespiritual.blogspot.com.br/

OBS1: Coloco-me a disposição para responder qualquer dúvida sobre os textos em relação a Espiritualidade, Mediunidade, Kardecismo, Espiritismo, Umbanda, Apometria, Reforma Íntima, Deus, das coisas Deus e de nós, filhos de Deus. E de pesquisar quando for necessário para ajudar a compartilhar a Luz do conhecimento de Deus.

===========================

(http://centropaijoaodeangola.net/mensagens_de_preto-velhos_112.html)

--“Um certo dia, ele atendeu de uma senhora que lhe veio consultar sobre um tumor nos seios, diagnosticado por uma mamografia.

Passes daqui, trabalhos dali, enfim, uma consulta normal…vela, erva, água…

Disse o preto:

- É mizim fia… Tá feito…mas num deixa de procurá o Homi de branco, dispois vem contá pro nego…nego vai ficá no toco esperando zunce vortá…

E saiu a consulente.

 Numa próxima gira, estava lá o preto no toco e chegou a sua consulente, já na segunda parte do trabalho.

- Podi entrá mi zim fia, tava le esperano….

- É meu Velho, fui no médico sim…ele disse que o tumor sumiu, vai ver foi engano, o que a mamografia mostrou foi uma sombra de um queloide, que eu já tinha de cirurgia anterior. mas vim lhe agradecer, pois sei que o Senhor me curou..

Diga, meu Pai, o que o Senhor quer de presente, quero lhe agradecer…

Em nossa casa, as entidades as vezes ganham presentes, charutos, bebidas, mas não que peçam, porque as pessoas trazem em agradecimento mesmo, como deve ser em todo lugar.

Mas naquele dia o preto pediu…

- Me traga um bolo de chocolate, mi zi fia, suncê pode faze isso…?? Mais tem qui ser na proxima gira…eu num vô tá aqui, mas fala co caboclo chefe que ele manda mi chamá….

Todos estranharam, e eu mais ainda, passei a semana pensando naquele pedido, eu que amo bolo de chocolate, pensava comigo, Meu Velho…porque um bolo, Meu Pai…Até os filhos da casa acharam estranho e houve uma brincadeira ou outra…do tipo achando que iam comer o bolo….Alguém arriscou dizer que era a comemoração pela cura da mulher… Enfim…esperei ansiosa…Afinal…confio neles.

Em verdade torci para a mulher nem aparecer com aquele bolo…

Mas ela apareceu, e sentou na primeira fila, como tal bolo, todo confeitado de confetes coloridos.

Chegou o preto, com autorização do chefe do terreiro, que é Seu Serra Negra….

- Trouxe meu bolo, mi zim fia…

- Trouxe meu velho…

Então o preto levantou e disse que na assistencia tinha uma menina, de cor morena, que estava fazendo aniversario, 14 anos, e chamou-a.

Disse à menina:

- Mi zim fia, esse é presente que sunce pediu ao seu anjo da guarda, ele não pode vir, mandou o nego te entregar…

A criança marejou os olhos e saiu com o bolo na mão, sentar ao lado da mãe, que chorava muito na assitencia. Em 14 anos, nunca havia ganhado um bolo de chocolate….Nunca mais voltou, nunca mais vimos. E nunca esquecemos esta história.


Autor Desconhecido – Mensagem enviada por e-mail”--

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Os Trabalhadores da Ultima Hora.


Que Oxalá abençoe a todos os trabalhadores da ultima hora.

E muito bom ver que as pessoas estão a buscar a sua evolução espiritual.

Os Guerreiros de Aruanda (Trabalhadores da Luz) são chamados para junto a seus guias, mentores, guardiões e os Orixás (Co-Criadores) trabalharem na luz e buscando sua superação.

Que as Bênçãos de Olorum (Deus) e de nossos amados Orixás (Co-Criadores) banhem a todos que buscam o seu desenvolvimento em prol da humanidade.

Muita Paz e Luz

===========================

Eterno Aprendiz Espiritual
O encontro com o Criador que existe em cada um de nós
http://www.facebook.com/EternoAprendizEspiritual
http://eternoaprendizespiritual.blogspot.com.br/

OBS1: Coloco-me a disposição para responder qualquer dúvida sobre os textos em relação a Espiritualidade, Mediunidade, Kardecismo, Espiritismo, Umbanda, Apometria, Reforma Íntima, Deus, das coisas Deus e de nós, filhos de Deus. E de pesquisar quando for necessário para ajudar a compartilhar a Luz do conhecimento de Deus.

===========================

http://autoconhecimento.org/2012/11/14/quanto-filhos-sua-casa-tem/

--“Texto de Marco Boeing – ASSEMA / Curitiba / PA

Um dia um jornalista, ao entrevistar uma Mãe de santo, perguntou:


- Quantos filhos sua casa tem?

A senhora não lhe respondeu como ele esperava, disse que ele deveria acompanhar as atividades do terreiro na próxima semana que ele teria a resposta.

E assim foi, no sábado pouco antes de se iniciarem os trabalhos lá estava ele sentado na assistência observando tudo. Viu que havia mais os menos 40 médiuns, quase todos estavam na corrente, prontos para a gira, e aproveitavam estes momentos que antecediam o início dos trabalhos para mostrarem uns aos outros suas roupas novas, ou pra colocar algum assunto em dia, mas notou também que um grupo de cinco médiuns estava em plena atividade arrumando as coisas para o início dos trabalhos.

O trabalho foi muito bonito e alegre, quando terminou, viu que a grande maioria dos médiuns se apressa em se retirar, uns porque queriam chegar logo em casa, outros por terem algum compromisso.

Notou mais uma vez que aqueles mesmos cinco médiuns que antes do início arrumavam as coisas agora eram os que começavam a limpar e organizar o terreiro depois dos trabalhos.

Na segunda feira haveria um momento de estudos no terreiro, e ele foi convidado; ao chegar ao local, chovia muito e viu que menos da metade da corrente se fazia presente, novamente notou que aqueles cinco estavam lá.

Na quinta-feira haveria um trabalho na linha do Oriente, e também passaria na TV um jogo da seleção, novamente bem menos da metade da corrente compareceu, mas aqueles cinco estavam entre eles.

No sábado novamente estava sentado na assistência e novamente repetiu-se o que havia acontecido na semana anterior, os cinco médiuns fazendo os últimos preparativos para o início dos trabalhos, e também começaram a limpeza assim que estes se encerraram, e foi no término dos trabalhos que foi chamado pela Mãe de Santo, que lhe perguntou:

- Você conseguiu descobrir quantos filhos tem em nossa casa?

- Contei 43 minha mãe – respondeu.

- Não, filhos verdadeiros tenho cinco. São aqueles que estavam presentes em todas as atividades da casa.

- E os outros?

- Os outros são como se fossem “sobrinhos” de quem gosto muito e que também gostam da casa, mas só visitam a “tia” se não houver nenhum atrapalho ou programa “melhor”, e mesmo vindo muitas vezes ficam contando os minutos para acabar os trabalhos.

O rapaz muito sério perguntou:

- E por que a senhora não impõe regras para mudar isto?

- Meu filho, a Umbanda não pode ser imposta a ninguém, tem de ser praticada com entrega; o amor à religião não pode ser uma obrigação, ele deve nascer no coração de cada um, e o mais importante, a Umbanda respeita o livre-arbítrio de todos os seres…
E você, é “filho” ou “sobrinho” do seu Templo?

Somos Umbandistas em todos os momentos de nossa vida, ou somos Umbandistas somente uma vez por semana durante os trabalhos no terreiro?”--

Entrevista de Rubens Saraceni sobre alguns aspectos da Umbanda.


Que Pai Oxalá (deus) abençoe a todos.

Venho trazer uma entrevista com 
Rubens Saraceni que eu estava lendo na web.

 uma entrevista que ele deu para a “Revista Cristã de Espiritismo” falando de vários aspectos em relação à Umbanda.

E claro que ele não e único a ser ouvido em questão dos processos em relação a umbanda, mais e importante que seja colocado estes aspectos de uma forma global na sociedade.

Não faz muito tempo, as pessoas que seguiam a Umbanda, eram chamados de macumbeiros, de forma pejorativa. Como se a pessoa praticasse magia negra.

Eles nem sabem que este termo tem a ver com a madeira de que os atabaques antigamente eram feitos, a arvore chamava macumba, e isso há 100 anos.

Um dos pontos que me chamou atenção foi sobre o processo de estudo dos médiuns dentro da Umbanda.

Que Oxalá (Deus) e Oxóssi (Co-Criador) iluminem e abram a capacidade de cada um de nos para a absorção desta luz do conhecimento.

===========================

Eterno Aprendiz Espiritual
O encontro com o Criador que existe em cada um de nós
http://www.facebook.com/EternoAprendizEspiritual
http://eternoaprendizespiritual.blogspot.com.br/

OBS1: Coloco-me a disposição para responder qualquer dúvida sobre os textos em relação a Espiritualidade, Mediunidade, Kardecismo, Espiritismo, Umbanda, Apometria, Reforma Íntima, Deus, das coisas Deus e de nós, filhos de Deus. E de pesquisar quando for necessário para ajudar a compartilhar a Luz do conhecimento de Deus.

===========================


--“Entrevista com Rubens Saraceni - REVISTA CRISTÃ DE ESPIRITISMO -
Escrito por JUCA

JUCA: O estudo teológico da Umbanda e o desenvolvimento mediúnico realizado num dia específico foram iniciativas suas?

RUBENS SARACENI: Em relação ao desenvolvimento, não acredito que tenha sido pioneiro, logo que abri o Centro, foram surgindo pessoas com mediunidade que precisavam se desenvolver e nos dias de trabalho, o espaço físico mal comportava os médiuns e a assistência, sem contar que nesses dias a carga é muito pesada, então, apenas segui a orientação da espiritualidade para que destinasse um dia apenas para os médiuns em desenvolvimento. Segundo a espirituali­dade, o médium que precisava se desenvolver poderia entrar em contato com uma energia negativa e por falta de conhecimento, teria dificuldade em livrar-se dela. Nos dias reservados ao desenvolvimento, acontecem giras nor­­mais, só não há assistência e nessa oportunidade, os médiuns podem aprender a reconhecer as energias próprias de cada Entidade e de cada Orixá. O estudo teológico de Umbanda sim é pioneirismo nosso.

JUCA: Como o curso de teologia alertou para a necessidade de os médiuns estudarem?

RUBENS SARA­CENI: Veja bem, cursos e livros sobre a Umbanda existem desde 1930. Naquela épo­ca, os umbandistas acha­ram que esse recurso era necessário para aqueles que queriam praticar a Umban­da e não sabiam como. Agora um curso específico, voltado ape­nas à formação reli­gio­sa da pessoa, inde­pen­­dente de assumir sua mediu­nidade ou não, é atual, pois até então, esse tipo de curso era voltado unicamente para aqueles que praticavam a religião.

Por orientação da espi­ritualidade, nós abrimos esses cursos para todos aqueles que quisessem conhecer a religião da Um­banda, sem implicar na adoção da religião na sua vida. É um curso relativamente curto, que muitos dirigentes já passaram adiante, não apenas para seus médiuns, mas também para a assistência, que passam a adotar a religião não por medo ou temor, mas porque passam a admirar a Umbanda.

O Curso Livre de Teologia de Um­banda é bastante dinâmico, acompanha a evolução da religião e da sua linguagem, adaptado às necessidades das pessoas que o procuram. Eu não criei esse curso, fui apenas o canal utilizado por Pai Benedito de Aruanda, Pai Beira Mar Mestre Seimam e outros espíritos. Fui aquele que batalhou a ferro e fogo a tantas resistências, que hoje já não são tantas, porque o número daqueles que veem que a religião precisa se adaptar aos novos tempos, na sua apresentação pública, está crescendo. A Umban­da não pode mais ser apresentada co­mo no passado: “Ou você vem por amor, ou vem pela dor”. Por mais que isso possa ser verdade, hoje esse amor é porque o médium aceita a Umbanda como sua religião, e a dor é porque ele é médium e pode ter alguma dificuldade espiritual e a Umbanda pode diminuir essa dor ou até anulá-la a nível espiritual.

JUCA: Então a Umbanda é conhecimento?

RUBENS SARACENI: A Umbanda só vai se fixar no plano material como uma grande religião no dia em que ela usar o conhecimento como um fator para atrair as pessoas. O Budismo atrai as pessoas, não através do Buda, mas através das mensagens do Buda. O Cristianismo não atrai as pessoas pelo Cristo, o homem crucificado, mas pelas mensagens deixadas pelo Cristo. A Umbanda não vai atrair as pessoas pela sua dor, mas pela mensagem regeneradora, curadora, salvacionista, redentora. Principalmente redentora.

A Umbanda tem uma missão redentora que ela ainda não assumiu de público. Todos nós sabemos que existem problemas carmáticos de difícil solução, que são resolvidos através do desenvolvimento da mediunidade, do trabalho desses problemas com o auxílio da espiritualidade, para que esses problemas acontecidos em outras vidas tenham uma solução através do espírito. Isso é a redenção do Ser. A Um­banda tem isso a oferecer, mas ainda não está usando a melhor linguagem para levar isso às pessoas. No dia em que essa linguagem se tornar uniformizada entre todos os umban­distas, a Umbanda se tornará tão atratora, que as outras religiões terão não um adversário, mas um exemplo de como transformar o ser humano, transmutar o íntimo dele, espirituali­zando-o cada vez mais. Os umbandis­tas precisam entender que essa espiri­tualidade que me usou como canal não é estática, mas se transmuta com o passar do tempo. Sua linguagem e conceitos se transmutam, e toda uma forma de abordagem religiosa e pregação doutrinária está sendo formada.

JUCA: Hoje, há um grande número de canais de mídia que tem aumentado a divulgação da Umbanda, e como conseqüência, há também uma maior exposição. Essa exteriorização é positiva?

RUBENS SARACENI: Não é da melhor forma possível que isso está acontecendo. Mas é da forma que ainda é possível. E antes que se torne impossível, nós temos que ocupar esse espaço. Se não fizermos dessa forma, não teremos acesso a meio de comunicação nenhum. Nacionalmente, a Umbanda está excluída dos meios de comunicação. Restaram-nos as iniciativas isoladas de pessoas corajosas, em diversos lo­­cais, levando in­for­­mações aos se­us grupos. Às vezes isso gera curiosidade, e até reações negativas por parte de alguns umbandistas, e até que se gere um canal de comunicação em massa na Umbanda, haverá problemas ainda.

JUCA: A Um­banda vem se tornando mais conhecida, e com isso es­tá se distanciando do candomblé e do espiritismo. Então podemos dizer que ela vem se setori­zando?

RUBENS SARACENI: Está havendo um grande movimento de identificação, que inclusive conta com meu apoio. Grandes líderes candomblecistas vêm se esforçando para dar uma identidade ao candomblé. Embora seja a casa mãe de todos os cultos de nação africana, eles estão lutando para preservar sua identidade. Eu acho isso muito positivo e tenho lutado para dar à Umbanda essa identidade também. A partir do momento que ela se distancia do Candomblé e do Espiritismo, ela assume uma identidade como religião. Não falo em separação, mas em assumir uma identidade pública. Ninguém pode assumir uma identidade dupla. Na lei dos homens, é qualificado como falsidade ideológica. Na religião é como acender uma vela para dois deuses. Apesar de serem três religiões mediú­nicas, são distintas, com doutrinas e ensinamentos específicos.

JUCA: Ainda existe preconceito e intolerância contra a Umbanda?

RUBENS SARACENI: Sim. A Umbanda apesar de ser a religião mais tolerante que existe, é a mais intole­rada. Não apenas por membros de ou­tras religiões, mas pelos próprios um­ban­distas, que não a assumem. Existe uma intolerância latente, que torna comum frases do tipo “umbandista é assim mesmo”... Existem muitas denúncias de intolerância contra os trabalhos umbandistas, algumas culminando até com o fechamento dos templos espirituais. Esses fatos foram se somando e levaram a necessidade de pensarmos numa reação positiva, criando um movimento que congregasse todas as vertentes em torno de propostas que beneficiariam a todos. O maior entrave está sendo a dificuldade de mobilização. Sem um respaldo, como chegar diante do Poder Público com meia dúzia de gatos pingados?

JUCA: Qual seria a solução?


RUBENS SARACENI: Hoje há um chamado da espiritualidade no sentido de diminuir distâncias entre as lideranças. O lado material da Umbanda precisa mostrar-se coeso. Hoje estão surgindo várias iniciativas neste sentido, e eu entendo isso como um chamado do Astral. Há uma iniciativa por parte do SOUEESP que visa reunir periodicamente essas lideranças para se conseguir maior motivação e mobili­zação dos umbandistas. Toda iniciativa tem um saldo positivo. São sementes que estarão sendo lançadas e as que caírem em solo fértil, prosperarão. Há uma resistência dos próprios umbandistas que vem se tornando cada vez mais evidente. Muitos relutam em tornar isso público. Muitos fazem trabalhos maravilhosos, mas ficam restritos aos seus próprios Centros. Isso precisa ser mudado, eles precisam dar o seu voto de confiança para a religião, expondo-se publicamente, para que se crie a sensação de grandiosidade, que existe, mas está oculta. Os umbandistas ainda não entenderam que as mobilizações são motivadoras para novas adesões. Nós somos muitos, e existe uma maioria silenciosa que está crescendo. Ainda é uma coisa de boca a boca, fica restrito aos fundos dos quintais. Quando o umbandista descobrir o seu poder de mobilização, e ver nesse poder uma forma de valorização da sua religião e da sua religiosidade, aí a Umbanda conquistará o seu espaço público e vai adquirir respeitabilidade. Essa mobilização vai trazer o reconhecimento da Umbanda como religião. –“

domingo, 17 de fevereiro de 2013

Porque não há na atualidade pessoas ou materiais que abordam o espiritismo, livre da atrelação a Kardec?


Um amigo do Facebook me perguntou:

--“Porque não há na atualidade pessoas ou materiais que abordam o espiritismo, livre da atrelação a Kardec?
vejo em comparação a psicologia e psiquiatria, sempre baseada em um ser central. ex. Sigmund Freud”--

Gostaria de dividir minha resposta, pois admiro muito o trabalho de Kardec:

Sabe, e uma das coisas que discuto com os espiritas, Kardec era um pesquisador, e falou que se deveriam continuar as pesquisas. E que ele não tinha trazido tudo que era necessário trazer para conhecimento da terra. Pois o Espiritismo Evolui.

O próprio Chico Xavier participou de varias pesquisas no campo da espiritualidade, com o Waldo Vieira.
               
Infelizmente a grande maioria dos espiritas, olha a codificação não como início de pesquisa, e sim como algo definitivo e que não pode ser questionado.

"O Espiritismo, caminhando com o progresso, não será jamais ultrapassado, porque se novas descobertas lhe demonstrarem que estava no erro sobre um ponto, modificar-se-á sobre esse ponto; se uma nova verdade se revela, ele a aceita." (A Gênese, pág. 39.) (pág. 389-390)

Para se ver uma nova verdade, tem que se questionar as antigas, porque se não a questionamento, o processo se torna estagnado.

“Espiritismo procede exatamente da mesma maneira que as ciências positivas, isto é, aplica o método experimental. Fatos de ordem nova se apresentam, que não podem ser explicados pelas leis, conhecidas; ele os observa, compara, analisa e, partindo dos efeitos às causas, chega à lei que os rege, depois deduz as conseqüências e busca as aplicações úteis.” (A Gênese, Cap. I - item 14, de Kardec)

O espiritismo deveria por conceito continuar a pesquisas em relação aos processos existentes. Como Apometria (os processos com os níveis, subniveis, implantes emocional e mental, utilização de ovoide como supercomputadores pelas trevas  e Magos Negros)

A maioria dos religiosos faz assim, trabalham com dogmas, o que não a conte-se só com os espiritas, e sim com todos, inclusive umbandistas, candomblecistas, católicos, evangélicos, etc.

O próprio Kardec, nas obras póstumas disse que o espiritismo teria que continuar com suas pesquisas e que não era uma religião, e sim filosofia de vida.

 «O Espiritismo é uma doutrina filosófica espiritualista. Por isso toca forçosamente nas bases fundamentais de todas as religiões: Deus, a alma e a vida futura. Mas não é uma religião constituída, visto não ter nem culto, nem rito, nem templo e, entre os seus adeptos, nenhum recebeu o título de sacerdote ou grão-sacerdote.» (Kardec -Obras Póstumas)

Existem alguns grupo que continuam com os estudos, mais não são muitos.

E nossa obrigação como trabalhadores na Luz não importando que linha filosófica nos seguimos, continuar a trazer a terra, as informações do mais alto do altíssimo, com pesquisas, perguntas e estado de espirito.

Pois quanto mais temos ferramentas, mais seremos melhores instrumentos do Criador na evolução, para ajuda das pessoas que necessitam.

Que Oxalá (Deus) nos abençoe e nos de discernimento para continuarmos no caminho da verdade e da fé.

Um domingo iluminado para vocês.

===========================

Eterno Aprendiz Espiritual
O encontro com o Criador que existe em cada um de nós
http://www.facebook.com/EternoAprendizEspiritual
http://eternoaprendizespiritual.blogspot.com.br/

OBS1: Coloco-me a disposição para responder qualquer dúvida sobre os textos em relação a Espiritualidade, Mediunidade, Kardecismo, Espiritismo, Umbanda, Apometria, Reforma Íntima, Deus, das coisas Deus e de nós, filhos de Deus. E de pesquisar quando for necessário para ajudar a compartilhar a Luz do conhecimento de Deus.

===========================

http://www.espirito.org.br/portal/artigos/diversos/religiao/objetivo-do-espiritismo.html

Muito esclarecedor é o texto abaixo, constante de A Gênese, Cap. I - item 14, de Kardec:
"Como meio de elaboração, o Espiritismo procede exatamente da mesma maneira que as ciências positivas, isto é, aplica o método experimental. Fatos de ordem nova se apresentam, que não podem ser explicados pelas leis, conhecidas; ele os observa, compara, analisa e, partindo dos efeitos às causas, chega à lei que os rege, depois deduz as conseqüências e busca as aplicações úteis. O Espiritismo não estabeleceu nenhuma teoria preconcebida; assim, não se apresentam como hipótese nem a existência e a intervenção dos Espíritos, nem o perispírito, nem a reencarnação, nem qualquer dos princípios da doutrina; conclui-se pela existência dos Espíritos porque essa existência resultou como evidência da observação dos fatos; e assim os demais

http://www.ceismael.com.br/tema/obras-postumas-um-resumo.htm
"O Espiritismo, caminhando com o progresso, não será jamais ultrapassado, porque se novas descobertas lhe demonstrarem que estava no erro sobre um ponto, modificar-se-á sobre esse ponto; se uma nova verdade se revela, ele a aceita." (A Gênese, pág. 39.) (pág. 389-390)princípios. Não foram dos fatos que vieram posteriormente confirmar a teoria, mas foi a teoria que veio subsequentemente explicar e resumir os fatos. Rigorosamente exato, portanto, dizer que o Espiritismo é uma ciência da observação e não o produto da imaginação. As ciências não fizeram progressos sérios senão depois que os seus estudos se basearam no método experimental; mas, acreditava-se que esse método não poderia ser aplicado senão à matéria ao passo que o é igualmente às coisas metafísicas".


http://www.espirito.org.br/portal/artigos/fep/por-que-kardec.html

Nas suas «Obras Póstumas», Kardec diz-nos o seguinte: «O Espiritismo é uma doutrina filosófica espiritualista. Por isso toca forçosamente nas bases fundamentais de todas as religiões: Deus, a alma e a vida futura. Mas não é uma religião constituída, visto não ter nem culto, nem rito, nem templo e, entre os seus adeptos, nenhum recebeu o título de sacerdote ou grão-sacerdote.»