Gostaria de compartilhar uma entrevista de Rubens Saraceni pelo
Jornal Umbandista Português (Fundamento) que me foi me enviada pelo ATUPO -
Templo de Umbanda Pai Oxalá (http://www.facebook.com/umbanda.portugal)
O Rubens Saraceni falando sobre os Guardiões, os Mestres de
Luz, os processos na Umbanda, e muito mais.
Que Oxalá (Deus) e Oxóssi (Co-Criador) nos abençoem e nos
encham com energias que nos ajudem as nos desenvolver em nossa Fé e
Conhecimento sempre em busca de nossa evolução espiritual.
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Eterno
Aprendiz Espiritual (Facebook e Blogspot)
O
encontro com o Criador que existe em cada um de nós
O CURSO DE APOMETRIA ONLINE tem 12 aulas. Foi elaborado para
turmas de 10 alunos, com encontros/aulas semanais à noite, com duração de uma
hora.
Já estão abertas as inscrições para a turma, que funcionará às quintas-feiras, das 20:00 às 21:00.
INICIO: 07/08/14
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De ATUPO - Templo de Umbanda Pai Oxala
Saudações a todos os irmãos de fé e leitores do Jornal Fundamento, saiu
a edição nº 10 do Jornal Fundamento, com uma entrevista exclusiva com um dos
maiores escritores da Umbanda deste século Rubens Saraceni...Boa leitura...:)
www.atupo.com/jornal/Fundamento_10.pdf
www.atupo.com/jornal/Fundamento_10.pdf
--“(Fundamento): E porquê tantos romances sobre Exus? Tem o
“Guardião da Meia-Noite”, “O Guardião dos Caminhos-a História do Senhor
guardião Tranca-Ruas”, “Guardião das Sete Encruzilhadas”, etc… Seo seu mentor
é um preto-velho, porque é que ele lhe passa tantos textos sobre os Exus?
(Rubens Saraceni): Justamente! ele dizia e ainda diz que a
linha da Esquerda é o calcanhar de Aquiles da Umbanda. E é por aı ́ que os
adversários batem forte. A ideia que se tinha e se tem de Exu é que na Africa
(…) no Candomblé́ mais tradicional é que é um Orixá́. A ideia que se tinha
dentro da Umbanda é que Exu era um demônio. (…) Na Umbanda, ele não tinha um
campo definido, era a linha da esquerda, que tanto podia fazer o bem como fazer
o mal, há livros de umbandistas, Umbandistas!, associando Exu a demônios da
Cabala Judaica, do Judaísmo e do Cristianismo! (…) Então, quando o Pai Benedito
falou, “Temos livros de guardiões mesmo regentes de linhas porque quero passar
a historia e mostrar que eles não são demônios, são seres humanos que atuam na
irradiação de Exu, espíritos humanos que atuam na irradiação de Ogum, de
Oxóssi, quero falar desses Exus que se manifestam na Umbanda, todos eles
passaram pela matéria, tem uma historia; tudo bem que a historia pode ser
triste, mas são seres humanos, espíritos humanos que tem de ser entendidos! E o
trabalho veio mesmo acontecendo, trazendo historias desses guardiões (…) Então,
o grande trabalho que Pai Benedito fez para a Umbanda foi resgatar justamente a
esquerda! (…)”--“
--“(Fundamento): Falamos da esquerda, da entidade Exu.
Pergunto agora sobre outras entidades: quem são os Mestres da Luz?
(Rubens Saraceni): Mestre da Luz é todo o espıŕ ito que
tem uma responsabilidade com a humanidade de procurar sempre corrigir os erros
e semear o saber onde impera a ignorância.
(Fundamento): Pode dizer-se que na Umbanda existem mestres
da luz?
(Rubens Saraceni):Sim, não são uma classe de espirito
especıfica. Quando nos referimos aos mestres da luz são os espíritos
superiores, orientadores. Nesse sentido, não é uma classe especifica, é uma
forma de se referir aos espíritos que já́ tem uma responsabilidade para com a
humanidade e são orientadores uns de grupos menores, outros tanto de pessoas
como espíritos. Um guia espiritual que sustenta um centro é um Mestre de Luz,
tem um compromisso; não tem só́ o compromisso de trabalhar no médium dele, ele
tem o compromisso de sustentar um ponto de reunião de médiuns (…) Então, é um
grau que se adquire no plano espiritual; eles são os preparadores do terreno
para que as pessoas se reúnam e as suas forças possam se juntar e desenvolver
um trabalho de auxilio ao semelhante. Então, todo o guia com um grau de
sustentador de trabalho é um Mestre de luz. A Luz é o conhecimento, é o
saber, a Luz é Deus, é o Orixá́! (…)”—
(Fundamento): mas na umbanda também há magia!
(Rubens Saraceni): tudo o que você̂ faz dentro de um centro de
umbanda é magia e é realizador. a defumação é realizadora, o ponto cantado
é realizador porque movimenta forças, a defumação movimenta forças, o ponto
riscado movimenta forças, a dança de um guia espiritual movimenta forças, então
na umbanda tudo é magico, tudo! só́ que dentro de um sistema religioso. e isso que destaca ela e faz com que seja muito
esmagada.
Porque chega uma pessoa com a sua força espiritual, começa a
incorporar o seu guia e aquele que traz uma mediunidade muito aflorada daqui a
pouco tempo está atendendo pessoas e o guia está fazendo maravilhas. Aı ́vem alguém
e diz: “não! quem é você̂ que entrou agora e já está querendo atender os
outros, está ajudando os outros?”
Esquece que quem está ajudando é o guia espiritual e que não
começou no dia em que aquele médium começou.
O guia espiritual tem um histórico de séculos de ajuda à humanidade,
não o médium.
O médium pode ter um dia de umbanda, tem gente que entra a
primeira vez , já incorpora, já dão charuto, água e já fica dando consulta.
Não é o médium, é o guia que tem de ser visto ali. o
médium não precisa de ter preparo, o
guia tem, já vem preparado.
O médium precisa de ser preparado sim para entender tudo
aquilo. (…) O médium tem de ser preparado e ensinado para se situar nisso tudo
e na hora de incorporar ele se doar por completo, para aı ́sim, o guia
trabalhar.
Querem confundir o médium de umbanda que é o que cede o
corpo com o do candomblé́, que tem que passar por muitas preparações porque lá
ele está incorporando o Orixá́ dentro de um ritual religioso.
O Orixá́ que incorpora nele não vai dar consulta. (…) tudo
bem que os guias já entraram dentro do candomblé́ aqui no brasil, porque os médiuns
umbandistas que foram para lá levaram junto os seus guias.”—
--“Cont...”—