terça-feira, 30 de outubro de 2012

Oxóssi e o Conhecimento.


Deus quando iniciou a evolução, criou os Co-criadores, para que eles fossem canais de desenvolvimento/cristalização de certos aspectos da evolução.

Hoje gostaria de falar sobre o conhecimento como expansor. Um dos aspectos que a criação tem para que seus filhos possam galgar e buscar o equilíbrio deste e de outros aspectos da evolução.

Neste aspecto da criação, encontraremos Oxóssi, o expansor do conhecimento, ele trabalha com a energia que propicia a expansão do conhecimento. A busca e crescimento daquilo que pode ser um diferencial em viver com entendimento do fluxo da vida e das coisas.

O conhecimento e a característica que os seres precisam para poderem olhar algo e ir além. Ter condição de entendimento do antes do agora e do depois.
Sem isso, sem poder escolher o caminho do conhecimento na evolução (física, emocional, mental e psicológica) a probabilidade de escolhermos o sofrimento para nossos aprendizados carmicos e muito grande.

Pena que a outra via de desenvolvimento seja tão difícil para nos seres em crescimento, o amor maior, o amor ao próximo a humanidade, aquele amor que Jesus era portador pleno. Este sim e o grande caminho para qualquer ser que prefere buscar Deus de uma forma mais direta.

O conhecimento e o caminho do meio, entre a dor e o amor, ele pode nos levar ao auto conhecimento, ao amor e a Deus sem necessidade de passarmos pela dor. Pois encarnamos para buscarmos nossa felicidade e nosso caminho na evolução.

Que Oxóssi, encha a todos com o conhecimento e que nesta busca possamos ter clareza para escolhermos nossos caminhos na evolução.

Que Oxalá abençoe a cada um de seus filhos e filhas.

Trago este texto abaixo para nos aprofundarmos no conhecimento.

http://www.seteluzesdivinas.org/index.php?option=com_content&view=article&id=14&Itemid=14

"Deus não impôs aos ignorantes a obrigação de aprender,
sem antes ter tomado dos que sabem o juramento de ensinar."

O conhecimento é um dos alicerces básicos para continuarmos ou começarmos a nossa evolução, seja material, espiritual ou em qualquer realidade divina. Nós o adquirimos com os fatos que acontecem em nossa vida, segundo o nosso merecimento e o nosso grau de evolução. Com sabedoria ou com sofrimento aprendemos a usá-lo de maneira correta e, quanto mais aptos estivermos e mais o tenhamos adquirido, mais e mais conhecimentos vão se abrindo para nós e, assim, sucessivamente. Olorum conhece a todos os seres e criaturas da Sua Criação e se manifesta no Conhecimento, através do Orixá Oxóssi. Com ele aprendemos que a Criação Divina se estende a todos os seres, a todas as criaturas e a todas as realidades de Deus e  adquirimos o respeito por tudo. Somos uma criação do “Sopro Divino”, que nos gerou e nos exteriorizou segundo a Sua imagem e semelhança, com raciocínio e discernimento, para adquirirmos consciência através desse conhecimento e podermos evoluir. Muitas vezes, sentimos um vazio dentro de nós e nada do que procuramos adianta para preenchê-lo. Mas, se nos deparamos com uma Religião completa em si mesma, como é a Umbanda, se nosso interesse é despertado e começamos a estudá-la profundamente, abre-se para nós um leque tão grande de conhecimento acerca de toda a Criação, que em pouco tempo estaremos incorporados a essa nova realidade e aquele vazio será preenchido. Mas se usarmos esse conhecimento para o lado errado das coisas, seremos paralisados em nossa evolução e, até que não transmutemos o que foi aprendido, não estaremos liberados pelas Divindades para aprender novas coisas. O conhecimento-amor é uma conquista que buscamos exteriormente, mas temos que  nos voltar para dentro de nós à procura da verdade. Ele pertence a cada pessoa; cada um o percebe de um modo e ele não pode ser tomado como parâmetro coletivo. Da mesma forma, ninguém conseguirá tirar ou fazer com que o percamos. Quando estivermos aptos a receber e a manifestar conhecimento, passaremos a ter diretamente e a todo o momento o amparo e a irradiação divina de Pai Oxóssi, que estará atuando em nós e a partir de nós, tornando-nos seus semeadores ...