sábado, 16 de novembro de 2013

PODE ALGUÉM SEGUINDO OUTRA RELIGIÃO (ALÉM DE CATÓLICO OU EVANGÉLICO) OU SENDO ATEU, AINDA ASSIM SER CRISTÃO?

Se partir do pressuposto que ele (ateu ou de outra religião sem ser católico ou evangélico) viva com amor, fraternidade e respeito, ele e cristão na definição de vida de cristo. Não relacionado com uma religião que acredite em Cristo.

Sabemos que na terra existiram grandes Avatares espirituais. Confúcio, Buda, Krishina, Maomé, Jesus. Pois eles trouxeram a espiritualidade como varias facetas do todo, de uma verdade universal.

Então, eles são seres Crísticos, são seres que trabalham pela humanidade e estão trabalhando juntos ao Cristo Planetário. E neste caso não se referindo a Cristo (Jesus) e sim como seres de nível elevado que tomam conta da humanidade. O que Jesus sem duvida nenhuma foi um dos maiores seres cristicos que já pisaram o planeta.

Então, ser cristão e mais que seguir uma religião. E buscar o desenvolvimento e o equilíbrio de todos os nossos corpos. Físico, emocional, mental. Buscar o Amor e a fraternidade a toda a humanidade sem preconceito de raça, cor, credo ou ideologia.

E concordo com você (foi me questionado se e possível ser Espirita sem ser cristão - www.facebook.com/photo.php?fbid=466591586795201).

Que pode existir um Espirita sem ser cristão (acreditar em cristo) mais não pode ser espirita sem buscar o ser Crístico. Seu desenvolvimento pleno.

Assim como pode alguém seguindo outra religião (além de católico ou evangélico) ou sendo ateu, ainda assim ser cristão e no caminho de seu desenvolvimento também, buscar o ser Crístico.

Que o criador do universo nos abençoe a todos.

===========================================

Eterno Aprendiz Espiritual (Facebook e Blogspot)
O encontro com o Criador que existe em cada um de nós


PALESTRA GRATUITA - Webinar Sobre Espiritualidade

“TUDO QUE VOCÊ GOSTARIA DE SABER SOBRE ESPIRITUALIDADE E TINHA CURIOSIDADE DE PERGUNTAR” - ESPIRITUALIDADE - 101


===========================================


"UMA PESSOA PODE-SE SER ESPÍRITA SEM SER CRISTÃO?

Um amigo daqui do facebook me perguntou há alguns dias atrás.

Primeiro precisamos que partir então, do que é ser cristão?

O Dicionário Webster’s define um Cristão como “uma pessoa que professa a crença em Jesus Cristo ou na religião baseada nos ensinamentos de Jesus.

Se pensarmos assim, um espirita e cristão.

Mas se formos mais fundo nesta questão, saindo do dicionário e tentando procurar um real significado para o que é ser cristão.

Do meu ponto de vista, alguém é cristão quando segue sua vida como cristo a viveu.

Claro que temos nossos altos e baixos, mais o importante e saber que a vida deve ser vivida através dos passo do grande mestre Jesus. Com amor, fraternidade e respeito a todos os seres.

Ele seguia a religião de seu povo. Ele era hebreu. E em relação à religião ele só entendia à no respeito às suas leis. As leis de convivência que vemos no velho testamento. Leis criadas na época de moisés, para levar o povo que era arredio(espiritualmente) pelo deserto.

Em suma. Viver calçados com os chinelos de nosso mestre maior.

E um desafio para qualquer um poder se reconhecer realmente cristão.

Que o maior pescador de todos abençoe a todos nós."

  

“A palavra Cristão é usada três vezes no Novo Testamento (Atos 11:26; Atos 26:28; 1 Pedro 4:16). Os seguidores de Jesus Cristo foram chamados “Cristãos” pela primeira vez em Antioquia (Atos 11:26) porque seu comportamento, atividade e fala eram como Cristo. A expressão foi inicialmente usada pelas pessoas não salvas de Antioquia como um apelido desrespeitoso para debochar dos Cristãos. Significa literalmente: “pertencente ao partido de Cristo” ou um “aderente ou seguidor de Cristo”, o que é bem similar à forma como o Dicionário Webster’s a define.”


O SENTIDO DE SER CRISTÃO
“Escrito por Pe. Eduardo Novo. Publicado em Grão de Mostarda
Ser cristão significa antes de mais ser discípulo de Cristo e ser discípulo de Cristo, por sua vez, implica desde logo expôr-se a ser apontado, rotulado, "gozado" e até perseguido.
Talvez penseis que é um pouco de exagero: que isto é verdade na China e na Arábia Saudita, mas não para nós que vivemos numa sociedade democrática, onde cada um é livre de expressar e confessar a sua religião. Ninguém nos inquieta nem nos aponta o dedo só porque cantamos na missa das seis ao Domingo ou porque fazemos parte de um grupo de jovens que se reúne frequentemente para reflectir acerca das coisas de Deus.
Sem dúvida! Se ser discípulo de Cristo consiste apenas em ir à missa ao Domingo, dar algum dinheiro para a luta contra a fome e meditar no fundo do coração sobre o mistério da SS. Trindade, se assim é, há grandes hipóteses de não nos incomodarem. Porém se ser discípulo de Cristo não é somente "praticar a religião", mas, em primeiro lugar, viver o Evangelho, então os riscos aumentam e são muitos os que recuam na hora de lançar a mão ao arado. E porquê? Porque viver o Evangelho é sobretudo dar testemunho (gr. martyrium) que Jesus Cristo está vivo, que Ele é o Kyrios, o Senhor do Universo que transforma a vida de cada um de nós e a vida do mundo. Porque viver o Evangelho é sobretudo amar os outros como a nós mesmos, é querer para o outro aquilo que procuro para mim, é querer erguer um mundo vindo do coração, em que a lei será paz e perdão, onde todos possamos saborear a alegria dos Bem-aventurados numa verdadeira e sincera civilização do amor, isto é, uma civilização de pessoas empenhadas em construir uma comunidade de justiça e de paz que crie oportunidades para a realização das Bem-aventuranças hic et nunc, no contexto histórico e sócio-cultural em que nos encontramos.
Porém temos de ser realistas. Quem se compromete com estas coisas tem de estar disponível e espiritualmente preparado para enfrentar a incompreensão, a rejeição e até a perseguição. É porque ser cristão a sério é expor-se a ser atacado em duas frentes: uma pelos que apregoam o peace and love em prol de uma sociedade light, onde tudo é relativo e depende da situação, onde o ponto de referência moral é a consciência de cada um e a hieraquia de valores é estabelecida consoante os interesses pessoais de cada um (frente do relativismo ou sincretismo); outra pelos que pensam que só interessa a luta pela sobrevivência do sistema, sejam quais forem os meios, dos que fecham as janelas do arejamento e que se empenham com todo o zelo para que não acabem de cair as estruturas já em ruínas, pelos que tapam os ouvidos aos sinais da mudança e apregoam um quieta non movetur (não mexer em nada) para salvar a honra do convento (frente do fundamentalismo ou puritanismo).
De facto, ser discípulo de Cristo não é coisa fácil, porque antes de mais temos medo de nos comprometermos. E é compreensível! Ninguém está disposto a perder a nossa tão prezada tranquilidade, a nossa situação económico-social, o nosso prestígio académico, a nossa boa reputação. Porém se não estivermos dispostos a correr os riscos do compromisso, então nunca haveremos de criar um mundo vindo do coração e continuará a haver situações de injustiça na minha empresa só porque eu não posso reagir senão perco o emprego, continuará a haver fraudes profissionais e eu não posso dizer nada para que não me prejudiquem no avanço da carreira, continuará a haver amigos a explorarem o trabalho dos outros, mas eu não sou capaz de o chamar a atenção para que ele não me vire as costas.
Ser cristão é ser voz que grita no deserto, é ser fermento que leveda a massa, é ser luz que brilha nas trevas, é ser água viva que sacia e vinho novo a transbordar, é ser bonança depois da tempestade, é ser azeite que se coloca sobre as feridas, é ser grão de trigo que vive espiga, morre e vira pão.
Podia enumerar-vos alguns tópicos de Teologia Fundamental acerca da definição do sentido de ser cristão, mas como ninguém pode ser discípulo de Cristo sem a experiência do Encontro, convido-vos a recordar o momento em que Cristo vos disse: Vem e vê!

Ser cristão é Escutar e Responder.”

sexta-feira, 15 de novembro de 2013

Ovoide e Galileu Galilei.

Bom dia, amigos na luz.

Eu sempre me pergunto, porque as pessoas tem tanta dificuldade de diferenciar o que e evolutivo do que não e.

Porque as pessoas tem tanto medo de buscar a espiritualidade em tudo, e preferem trocar isso pela facilidade de encontrar apenas nos livros ditos cabedais da espiritualidade (filosofias) esta verdade.

E ai, eu vejo, que isso vem de impacto com o trabalho que fazemos dia a dia em muitas casas de luz, que nos trazem processos cada vez mais complexos, novos e que não existem nestes livros que são considerados fechados em relação a “novidades”.

Eu me sinto às vezes, como Galileu, que depois de confirmar que a terra girava em torno do sol, isso e a terra não era o centro de tudo, teve que se retratar perante a igreja, e dizer que sua teoria estava errada, pois se não, ia ser condenado pela inquisição à morte na fogueira.

Isto tudo porque os homens que interpretavam a “verdade” da bíblia afirmavam que como isso não estava na própria bíblia isto não existia.

“Há algumas semanas a atrás, dentro de nosso trabalho de Apometria, estávamos no meio do tratamento, quando identificamos algo que nos passava a ideia de um nódulo, entre o corpo mental superior e inferior.

Tentávamos identificar este nódulo, mas nada nos vinha como referencia, talvez porque nunca tivéssemos nos deparado com aquela situação antes.

Senti um mentor, se aproximar, e me direcionar ao tratamento especifico.

Era um ovoide, que tinha sido implantado, para gerar certas características especificas negativas na pessoa que estava sendo atendida.

O mentor nos orientou, e eu fui passando para o grupo o que tínhamos que fazer, ele retirou o ovoide, mais nos requisitou energias muito especificas de níveis mentais para ajuda-lo no processo.

O mentor trouxe o ovoide para dentro do circulo dos médiuns, e nos pediu ainda energias agora de níveis emocionais para a finalização do tratamento daquele ovoide.

Quando mentalmente o questionei, do motivo de estarmos usando energias emocionais no ovoide, ele me intuiu que era a preparação inicial para que aquele ser (ovoide) pudesse  novamente ser colocado no caminho de sua evolução.

E ai, senti a felicidade do mentor, em poder ajudar aquele ser que por um desequilíbrio imenso, tinha perdido seu corpo emocional, e estava sendo usado, para levar este próprio desequilíbrio, a outras pessoas.

Quando terminou este processo, ele pediu que eu transmitisse para todo o grupo de médiuns seu mais profundo agradecimento pela ajuda que estávamos dando ao universo por resgatarmos aquele ser que a muito tinha se fechado em sua auto obsessão. E perdido a oportunidade de poder reencarnar (por não ter corpo emocional).”

Quando Kardec nos trouxe a codificação, não existia referencia a algo que hoje denominamos ovoides, que séculos depois foram comentados por André Luiz (Nosso Lar) em seus livros psicografados pelo Chico Xavier.

Cabe lembrar aqui, que o Chico Xavier, também teve que passar pelo crivo da federação espirita, porque trazia em seus livros muitas coisas que não tinham sido colocada ou talvez completada dentro da codificação.

O que sinto que isso e extremamente normal, porque como tudo no universo, as coisas evoluem, e necessitam de mais e mais explicações e referencias.

Lembrando sempre que somos humanos, e que Deus criou a reencarnação para que pudéssemos aprender e aprender novamente, se necessário.

Existem muitas pessoas, que foram ortodoxos e dogmáticos em vidas sucessivas, que nestas mesmas vidas passaram por varias filosofias, levando esta ortodoxia e dogmatismo em cada uma destas vivencias.

O nosso espirito tem a oportunidade de evoluir, e quando isso ocorre, temos novas vivencias, e cada vez mais abrangentes, se nos dermos esta oportunidade.

Por isso, para mim e tão inconcebível, ver pessoas que tem o espiritismo como filosofia e continuam trazendo a mesma ortodoxia e dogmatismo enraizados dentro deles, as mesmas que usaram sistematicamente em varias filosofias que viveram anteriormente.

Pois, Kardec nos trouxe a Fé raciocinada, e uma orientação além tumulo, sobre a continuidade dos estudos. Isso nos move a buscar e estudar cada dia mais, dentro de livros e muito mais, dentro de nossas parcerias com os mentores que estão ao nosso lado na seara bendita da luz, ajudando a toda a humanidade.

Que Deus nos abençoe e nos de forças para continuarmos a sermos instrumentos do criador na evolução, com muito Amor e Fraternidade, ajudando a todos os que necessitam.

===========================================

Eterno Aprendiz Espiritual (Facebook e Blogspot)
O encontro com o Criador que existe em cada um de nós


PALESTRA GRATUITA - Webinar Sobre Espiritualidade

“TUDO QUE VOCÊ GOSTARIA DE SABER SOBRE ESPIRITUALIDADE E TINHA CURIOSIDADE DE PERGUNTAR” - ESPIRITUALIDADE - 101


===========================================

 Reparei, não longe de nós, como que ligadas às personalidades sob nosso exame, certas formas indecisas, obscuras. Semelhavam-se a pequenas esferas ovóides, cada uma das quais pouco maior que um crânio humano. Variavam profusamente nas particularidades.
  • Algumas denunciavam movimento próprio, ao jeito de grandes amebas, respirando naquele clima espiritual;
  • outras, contudo, pareciam em repouso, aparentemente inertes, ligadas ao halo vital das personalidades em movimento.
        Grande número de entidades transportavam essas esferas vivas, como que imantadas às irradiações que lhes eram próprias.
        Nunca havia observado, antes, tal fenômeno.
        Em nossa colônia de residência, no plano espiritual, ainda mesmo em se tratando de criaturas_perturbadas_e_sofredoras, o campo de emanações era sempre normal. E quando em serviço, ao lado de almas em desequilíbrio, na Esfera da Crosta, nunca vira aquela irregularidade, pelo menos quanto me fora, até ali, permitido observar.”
 [96] LIBERTAÇÃO(páginas 84) - Francisco Cândido Xavier – André Luiz - @1949 *

A ciência moderna tem em Galileu Galilei um de seus pais. Galileu revolucionou a ciência, separando os experimentos científicos da magia. Esta união era comum até então, principalmente durante o período em que explicações científicas eram baseadas em imposições religiosas. Com esta revolução, a metodologia científica sofreu uma drástica mudança, e pergunta chave dos cientistas mudou de “o que é” para “como é”. Algumas da pesquisas de Galileu dizem respeito ao movimento uniformemente acelerado, movimento pendular, lei dos corpos, lei da inércia (dando base aos estudos de Newton), fundamentos da mecânica, das máquinas simples e muitas outras. Além disso, através da melhora do telescópio conseguida por ele, conseguiu observar melhor o universo, fazendo com isso diversas explorações do céu, trazendo informações totalmente novas para a época e conseguiu descobrir as manchas solares, as montanhas da lua, alguns satélites de Júpiter, e várias estrelas da Via Láctea. Mas talvez seu estudo que mais tenha tido divulgação tenha sido sua Teoria Heliocêntrica. Deve-se levar em conta a importância não apenas científica deste seu estudo, mas como modo de mudança de pensamento na estrutura da sociedade, já que de acordo com a doutrina cristã, vigente na época, a Terra seria o centro do Universo, e que todos os demais astros girariam em volta dela. A descoberta de Galileu não só provou como esta afirmação estava equivocada, como desmentiu um dogma religioso. O cientista teve que prestar contas à inquisição, acusado de heresia. Durante um longo período, a teoria heliocêntrica de Galileu não pode ser ensinada nem divulgada, já que ia de encontro com as explicações religiosas sobre o universo. Mesmo vivendo em um período com ambiente pouco próspero para investigações científicas, Galileu realizou grandes feitos para a ciência, revolucionando o método de estudo, sendo até hoje tido como um dos maiores cientistas da história da humanidade.


domingo, 10 de novembro de 2013

Uma pessoa pode-se ser espírita sem ser cristão?

Um amigo daqui do facebook me perguntou há alguns dias atrás.

Primeiro precisamos que partir então, do que é ser cristão?

O Dicionário Webster’s define um Cristão como “uma pessoa que professa a crença em Jesus Cristo ou na religião baseada nos ensinamentos de Jesus.

Se pensarmos assim, um espirita e cristão.

Mas se formos mais fundo nesta questão, saindo do dicionário e tentando procurar um real significado para o que é ser cristão.

Do meu ponto de vista, alguém é cristão quando segue sua vida como cristo a viveu.

Claro que temos nossos altos e baixos, mais o importante e saber que a vida deve ser vivida através dos passo do grande mestre Jesus. Com amor, fraternidade e respeito a todos os seres.

Ele seguia a religião de seu povo. Ele era hebreu. E em relação à religião ele só entendia à no respeito às suas leis. As leis de convivência que vemos no velho testamento. Leis criadas na época de moisés, para levar o povo que era arredio(espiritualmente) pelo deserto.

Em suma. Viver calçados com os chinelos de nosso mestre maior.

E um desafio para qualquer um poder se reconhecer realmente cristão.

Que o maior pescador de todos abençoe a todos nós.

===========================================

Eterno Aprendiz Espiritual (Facebook e Blogspot)
O encontro com o Criador que existe em cada um de nós


PALESTRA GRATUITA - Webinar Sobre Espiritualidade

“TUDO QUE VOCÊ GOSTARIA DE SABER SOBRE ESPIRITUALIDADE E TINHA CURIOSIDADE DE PERGUNTAR” - ESPIRITUALIDADE - 101


===========================================

“A palavra Cristão é usada três vezes no Novo Testamento (Atos 11:26; Atos 26:28; 1 Pedro 4:16). Os seguidores de Jesus Cristo foram chamados “Cristãos” pela primeira vez em Antioquia (Atos 11:26) porque seu comportamento, atividade e fala eram como Cristo. A expressão foi inicialmente usada pelas pessoas não salvas de Antioquia como um apelido desrespeitoso para debochar dos Cristãos. Significa literalmente: “pertencente ao partido de Cristo” ou um “aderente ou seguidor de Cristo”, o que é bem similar à forma como o Dicionário Webster’s a define.”
O SENTIDO DE SER CRISTÃO
“Escrito por Pe. Eduardo Novo. Publicado em Grão de Mostarda
Ser cristão significa antes de mais ser discípulo de Cristo e ser discípulo de Cristo, por sua vez, implica desde logo expôr-se a ser apontado, rotulado, "gozado" e até perseguido.
Talvez penseis que é um pouco de exagero: que isto é verdade na China e na Arábia Saudita, mas não para nós que vivemos numa sociedade democrática, onde cada um é livre de expressar e confessar a sua religião. Ninguém nos inquieta nem nos aponta o dedo só porque cantamos na missa das seis ao Domingo ou porque fazemos parte de um grupo de jovens que se reúne frequentemente para reflectir acerca das coisas de Deus.
Sem dúvida! Se ser discípulo de Cristo consiste apenas em ir à missa ao Domingo, dar algum dinheiro para a luta contra a fome e meditar no fundo do coração sobre o mistério da SS. Trindade, se assim é, há grandes hipóteses de não nos incomodarem. Porém se ser discípulo de Cristo não é somente "praticar a religião", mas, em primeiro lugar, viver o Evangelho, então os riscos aumentam e são muitos os que recuam na hora de lançar a mão ao arado. E porquê? Porque viver o Evangelho é sobretudo dar testemunho (gr. martyrium) que Jesus Cristo está vivo, que Ele é o Kyrios, o Senhor do Universo que transforma a vida de cada um de nós e a vida do mundo. Porque viver o Evangelho é sobretudo amar os outros como a nós mesmos, é querer para o outro aquilo que procuro para mim, é querer erguer um mundo vindo do coração, em que a lei será paz e perdão, onde todos possamos saborear a alegria dos Bem-aventurados numa verdadeira e sincera civilização do amor, isto é, uma civilização de pessoas empenhadas em construir uma comunidade de justiça e de paz que crie oportunidades para a realização das Bem-aventuranças hic et nunc, no contexto histórico e sócio-cultural em que nos encontramos.
Porém temos de ser realistas. Quem se compromete com estas coisas tem de estar disponível e espiritualmente preparado para enfrentar a incompreensão, a rejeição e até a perseguição. É porque ser cristão a sério é expor-se a ser atacado em duas frentes: uma pelos que apregoam o peace and love em prol de uma sociedade light, onde tudo é relativo e depende da situação, onde o ponto de referência moral é a consciência de cada um e a hieraquia de valores é estabelecida consoante os interesses pessoais de cada um (frente do relativismo ou sincretismo); outra pelos que pensam que só interessa a luta pela sobrevivência do sistema, sejam quais forem os meios, dos que fecham as janelas do arejamento e que se empenham com todo o zelo para que não acabem de cair as estruturas já em ruínas, pelos que tapam os ouvidos aos sinais da mudança e apregoam um quieta non movetur (não mexer em nada) para salvar a honra do convento (frente do fundamentalismo ou puritanismo).
De facto, ser discípulo de Cristo não é coisa fácil, porque antes de mais temos medo de nos comprometermos. E é compreensível! Ninguém está disposto a perder a nossa tão prezada tranquilidade, a nossa situação económico-social, o nosso prestígio académico, a nossa boa reputação. Porém se não estivermos dispostos a correr os riscos do compromisso, então nunca haveremos de criar um mundo vindo do coração e continuará a haver situações de injustiça na minha empresa só porque eu não posso reagir senão perco o emprego, continuará a haver fraudes profissionais e eu não posso dizer nada para que não me prejudiquem no avanço da carreira, continuará a haver amigos a explorarem o trabalho dos outros, mas eu não sou capaz de o chamar a atenção para que ele não me vire as costas.
Ser cristão é ser voz que grita no deserto, é ser fermento que leveda a massa, é ser luz que brilha nas trevas, é ser água viva que sacia e vinho novo a transbordar, é ser bonança depois da tempestade, é ser azeite que se coloca sobre as feridas, é ser grão de trigo que vive espiga, morre e vira pão.
Podia enumerar-vos alguns tópicos de Teologia Fundamental acerca da definição do sentido de ser cristão, mas como ninguém pode ser discípulo de Cristo sem a experiência do Encontro, convido-vos a recordar o momento em que Cristo vos disse: Vem e vê!

Ser cristão é Escutar e Responder.”