sexta-feira, 29 de maio de 2015

Mediunidade

Amigos na luz, Mediunidade e uma capacidade humana de sermos intermediários, um meio para um fim.

O meio entre energias sutis (Espiritual – Emocional e Mental) e energias densas (Físico e Duplo etérico).

A Mediunidade não se encontra em apenas uma determinada filosofia, como característica humana, ela esta em tudo e todos. Em maior ou menor grau de desenvolvimento (Sensibilidade).

Um Padre no alto de seu púlpito, falando do coração, trazendo do mais alto as palavras necessárias para sua congregação, da mesma forma, um Pastor Evangélico que levanta a suas mãos no culto, para retirar do fiel um obsessor que esta agarrado a sua aura.

Assim como a Mediunidade esta presente, junto a um espirita quando ele está dando um passe de limpeza, num Umbandista quando incorporado com seu Guia ou um Candomblecista que esta irradiado em seu Orixá.

Pois existem muitas formas de intermediação entre planos, muitas maneiras de comunicação, desde a intuição ate a incorporação.

Alguns exemplos de tipos de mediunidade: a psicografia (Escrita), a Psicofonia (Fala), a incorporação, a intuição, etc.

Quando o universo necessita de uma intermediário entre realidades, ai que entra a figura do Médium.

Sem ele, a comunicação entre planos não aconteceria, pois o mundo espiritual vibra numa outra frequência, frequência esta que não consegue interagir com o nosso mundo diretamente.

Outro detalhe muito importante, Médium não e só intermediário para níveis sutis e elevados (Com Amor e Fraternidade).

Uma obsessão também e um processo mediúnico, mesmo que este processo atinja a própria pessoa, ou a terceiros vinculados a ela.

Um mago negro pode se transvestir, aparentar outro formato no seu corpo espiritual, se fazer passar por algum Mestre ou figura conhecida, tentando enganar o Médium, para poder trazer informações que faram muito mal, a leitores que creem mais no nome do mentor do que na própria informação que esta contida no texto.

Então amigos na luz, temos que tomar muito cuidado, e questionar, qual e a nossa vibração no momento de trabalhar nossa mediunidade e para quem estamos servindo de intermediários.

Pois, e obrigação do Médium, buscar estar em uma vibração elevada, condizente com o nível de mentores, guias e orixás que quer entrar em sintonia.

O processo de questionar as mensagens ou o tipo de trabalho que estamos trazendo para nosso plano, também  e de responsabilidade nossa, dos médiuns e intermediários.

Por isso, e que estudo, dedicação, praticar a máxima de nosso Amado Mestre Jesus o Orai e vigia, levar em seu coração o Amor e fraternidade são ferramentas essenciais para o desenvolvimento e a utilização da Mediunidade na ajuda a nosso semelhante.

Que Deus nos abençoe, para que a cada novo dia, possamos ser instrumentos  cada vez mais consagrados aos trabalhos da Luz.
===========================================

Eterno Aprendiz Espiritual (Facebook e Blogspot)
O encontro com o Criador que existe em cada um de nós


Palestra :
Espiritualidade Básica 1 a 4 - Espiritualidade 101
“TUDO QUE VOCÊ GOSTARIA DE SABER SOBRE ESPIRITUALIDADE E TINHA CURIOSIDADE DE PERGUNTAR”


1) Mecanismos da Espiritualidade
2) Mundos Espirituais que rodeiam a Terra.
3) Corpos Espirituais
4) Obsessão e Desobsessão.
5) Técnica de Proteção Espiritual
6) Planos espirituais, que filosofia eles seguem?

===========================================


Classificação da Mediunidade

 NA PSICOFONIA: Conforme a mecânica de desprendimento perispiritual que ocorre no processo mediúnico, os médiuns psicofônicos podem ser classificados em:

CONSCIENTE

Muito Comum (cada 100 = 70).

Há formação da atmosfera fluídica entre as irradiações perispirituais do médium com as do espírito comunicante.
Há exteriorização do perispírito do médium de apenas alguns centímetros.

O espírito comunicante aproxima-se do médium, não mantém contato perispíritual, e telepaticamente, transmite as ideias que deseja enunciar. Esta é a mediunidade dos tribunos e pregadores, daqueles que manifestam a “inspiração momentânea”.
O espírito emite o pensamento e influi sobre o aparelho fonador do médium. Se o mesmo concorda em falar, transmite a ideias conforme a entende e usando seu próprio estilo, vocabulário e construção de frases. Frases e estilo do médium, ideia do espírito.
O médium sente a influência e capta o pensamento do espírito comunicante na origem, antes de falar, e pode transmiti-lo ou não.
Vantagem: o médium pode avaliar antes da manifestação, com fácil controle do fenômeno.

SEMI-CONSCIENTE

Comum (de cada 100 = 28).

Há formação da atmosfera fluídica entre as irradiações perispirituais do médium com as do espírito comunicante.
Há maior exteriorização do perispirito do médium, porém ainda não completa.

O espírito comunicante entra em contato com o perispírito do médium que se semi-exterioriza e através deste, atua sobre o corpo físico, ficando os órgãos vocais do médium parcialmente sob o controle do Espírito comunicante.

O espírito comunicante tem maior atuação no órgão fonador, conseguindo falar melhor, no seu próprio estilo. Frases do médium, estilo e ideias do espírito.

Enquanto a mensagem está sendo recebida, o médium sabe o que está falando, sente o padrão vibratório e a intenção do comunicante, podendo controlar e intervir, se necessário, mas ao terminar a manifestação, só  recordará do início e do final da mensagem e, vagamente do tema abordado.

INCONSCIENTE

Raro (de cada 100 = 02).

Há formação da atmosfera fluídica entre as irradiações perispirituais do médium com as do espírito comunicante.
Exteriorização total do perispírito do médium. Ficando apenas ligado pelo cordão fluídico.

Inexiste ligação entre o cérebro do médium e a mente do espírito manifestante e mesmo entre as sua própria mente perispiritual e o cérebro físico. O fato de o Espírito do médium exteriorizar-se do corpo físico temporariamente passando este, mais ou menos inteiramente à disposição e controle do espírito comunicante.
A atuação é mais direta do espírito comunicante sobre o organismo físico do médium, através do chacra laríngeo e dos centros nervosos liberados. Neste caso o comunicante tem maior intervenção material modificando estilo, gestos e entonação da voz. Frases, estilos e ideias do espírito.

A mensagem é transmitida sem que o médium guarde consciência cerebral dela; em espírito, porém, o médium está consciente. Ao recobrar a consciência, o médium geralmente nada recorda da mensagem deixada. Desde que não esteja dominado em obsessão, poderá: fiscalizar a atuação do comunicante, ajudando-o  se ele precisar, ou interromper o transe em caso de perigo ou de ação contra seus princípios; Afastar-se em outras atividades se o comunicante lhe merecer confiança plena (o limite estará nas suas possibilidades, e as condições de sustentação fluídica formada).
Vantagem: maior liberdade do espírito, que se identifica por gestos, entonação da voz, atitudes.

NA PSICOGRAFIA: Conforme a mecânica do processo mediúnico, os médiuns psicógrafos podem ser classificados em:

INTUITIVO

Muito Comum (cada 100 = 70).

Os médiuns intuitivos não abandonam o corpo físico no momento em que escrevem as mensagens dos espíritos.

Neste caso o espírito não atua sobre a mão para movê-la, atua sobre a alma do médium, identificando-se com ela e lhe transmite suas ideias e vontade.

O médium capta as ideias e vontade do espírito e voluntariamente escreve, tem conhecimento, portanto, antes de escrever; mas o que escreve não é seu, age como um intérprete, que para transmitir o pensamento precisa compreendê-lo, apropriar-se dele e traduzi-lo. O pensamento não é seu apenas lhe atravessa o cérebro.

O médium recebe o pensamento do espírito e posteriormente passa para o papel; no início o médium confunde com seu próprio pensamento; as mensagens às vezes extrapolam  o conhecimento do médium.

O conhecimento da mensagem precede à escrita.

 SEMI-MECÂNICO

Comum (de cada 100 = 28).

Os médiuns semi-mecânicos não abandonam o corpo físico no momento em que escrevem as mensagens dos espíritos.
O espírito atua sobre a mão do médium dando algum impulso.
O médium semi-mecânico participa tanto da mediunidade mecânica como da intuitiva, pois escreve recebendo parte do pensamento dos espíritos pela comunicação e contato perispiritual, ao mesmo tempo em que outra parte é articulada pelos comunicantes independente da sua vontade. O médium não perde o controle da mão, mas sente que ela recebe uma espécie de impulsão.

O médium semi-mecânico tem consciência do que escreve, à medida que as palavras vão sendo escritas, esse conhecimento parcial é daquilo que atravessa-lhe o cérebro perispiritual; no entanto passa a ignorar os trechos que lhe são escritos mecanicamente sem fluir-lhe pelo cérebro físico.
O conhecimento da mensagem é durante a escrita.

MECÂNICO

Raro (de cada 100 = 02).

Os médiuns mecânicos não abandonam o corpo físico no momento em que escrevem as mensagens dos espíritos.
O espírito desencarnado atua sobre gânglios nervosos à altura da omoplata; ali ele conecta-se e pode atuar facilmente nos nervos motores dos braços e das mãos do médium, através do chacra umeral. Dessa forma o espírito atua diretamente sobre a mão do médium, impulsionando-a.

Esse impulso independe da vontade do médium (enquanto o espírito tem alguma coisa a escrever, movimenta a mão do médium sem interrupção). Certos médiuns mecânicos chegam a trabalhar com ambas as mãos ao mesmo tempo e sob a ação simultânea de duas entidades. E em condições excepcionais, o médium ainda pode palestrar com os presentes sobre assunto completamente diferente do que psicografa. Nesse caso o espírito comunicante consegue escrever na forma que era peculiar na vida física.

O médium não sabe o que sua mão escreve; somente depois, ao ler é que vai tomar conhecimento da mensagem. A escrita mecânica costuma ser célere e muito rápida.

O conhecimento da mensagem é posterior à escrita.

Fontes de pesquisa: Artigos Psicofonia e Psicografia (no grupo ‘Autoria desconhecida’) obtida no site da Biblioteca Virtual Espírita –  http://bvespirita.com/Artigos.html

Que a luz o acompanhe.

terça-feira, 26 de maio de 2015

Onde esta o Amor? (“Nas Areias do tempo”) – Psicografia

Amigos na Luz existem momentos de grande aflição na nossa Vida, que pegamos nos perguntado:

Se eu sou Bom, porque isso esta tudo acontecendo agora em minha vida?

E nesta hora, mesmo com a alma machucada, precisamos estar abertos para recebermos a resposta de Deus.

Pois esta resposta está  “Nas Areias do tempo”.

Foi assim comigo, que esperando por um passe, numa casa espiritual, recebi esta Psicografia.

E gostaria de compartilha-la com vocês.

ONDE ESTA O AMOR? (“NAS AREIAS DO TEMPO”) – Psicografia

Filho, quando vai aprender, que a vida e feita de Amor e Luz.

Que a dor, desilusão e sofrimento só são aspectos de Maia (Ilusão do reencarnar).

Os anos passam, as vidas passam, e daqui da eternidade, estamos a Orar por vocês, pedindo ao Criador da Vida para abrir seus olhos do coração.

Para que vocês possam ver o Amor, que Deus, que o Universo manda para vocês

Você me pergunta,  Porque não somos felizes?

Ai que esta o maior mistério da vida, pois se Deus Ama a todos e esta a encher seus filhos com este Amor, porque as pessoas não o sentem? O que Falta?

Para você sentir o Amor, e necessário querer ser Feliz.

E necessário limpar os olhos da Terra e acender os olhos do Céu.

Abrir o Coração e a Mente, para aceitar o Amor.

Amar, não e ter posse de nada.

Amar e Viver o Amor Plenamente.

Amando seu amigo, seu irmão, seu filho e Amar ainda mais seus inimigos.
Amar alguém, o Amor de um Homem e de uma mulher, de um Homem e de outro Homem ou de uma Mulher e de outra Mulher, só pode existir, se for uma Amor sem posse, um Amor que Doa.

Um Amor que deixa ir, se sente que não e Livre.

Por isso filho, vendo você assim, se perguntando onde esta a Felicidade? Onde esta o Amor?

Peço a você, vá lavar os olhos da carne, vá lavar os olhos da Alma, se coloque a disposição do alto, vá Amar seu semelhante.

Se Ame, e Busque se respeitar.

Porque, filho querido, você já e Amado, já e querido e já e acarinhado, apenas precisa se deixar sentir.

Pois o aprendizado de cada um e o caminho para se libertar das amarras que impedem de sentir o Amor de Deus e o Amor da Vida.”

Psicografia (Intuitiva) – Sivo (Mentor Grego) – Realizada 15/03 –
 Instituto Espirita Cidadão do Mundo (dia de atendimento)

===========================================

Eterno Aprendiz Espiritual (Facebook e Blogspot)
O encontro com o Criador que existe em cada um de nós


Palestra :
Espiritualidade Básica 1 a 4 - Espiritualidade 101
“TUDO QUE VOCÊ GOSTARIA DE SABER SOBRE ESPIRITUALIDADE E TINHA CURIOSIDADE DE PERGUNTAR”

1) Mecanismos da Espiritualidade
2) Mundos Espirituais que rodeiam a Terra.
3) Corpos Espirituais
4) Obsessão e Desobsessão.
5) Técnica de Proteção Espiritual
6) Planos espirituais, que filosofia eles seguem?

===========================================


Como ocorre a psicografia?

Entenda como ocorre o fenômeno da psicografia, segundo a doutrina espírita

A psicografia é a mediunidade pela qual os espíritos influenciam a pessoa, levando-a a escrever. Os que a possuem são denominados médiuns escreventes ou psicógrafos.

Uma das vantagens da psicografia é ser o mais simples, cômodo e, sobretudo, completo de todos os meios de comunicação. Outra vantagem é que não pode ser alterada e não fica na dependência da memória ou da interpretação dos participantes da reunião (como no caso da mensagem oral). Além disso, a análise e a crítica às mensagens se torna mais fácil, permitindo um estudo acurado da mensagem quanto ao estilo, ao conteúdo e às idéias. Pode ainda ser comparada com outras ditadas anteriormente pelo mesmo espírito.

Fluido Vital

O fluido vital ou eletricidade biológica, como é classificada pela medicina acadêmica, escoa-se facilmente pelo corpo humano através da rede nervosa, principalmente pelas pontas dos dedos e cabelos, na forma de energia dinâmica em dispersão ou “fuga” pelas pontas.

Os plexos nervosos são fontes de fluido vital armazenado, constituindo-se de reservas energéticas que, a qualquer momento, transformam-se em energia dinâmica, fazendo a conexão dos orgãos físicos e as suas respectivas contrapartes ou matizes situadas no perispírito, que são extremamente sensíveis à atuação de espíritos desencarnados. Quando o médium conserva maior potencial de carga magnética em torno dos plexos nervosos, ele também oferece melhor ensejo para os desencarnados acionarem os seus nervos motores e, assim, identificarem-se mais facilmente por suas características individuais.

O médium mecânico é mais apropriado para identificação dos desencarnados, pois a seiva magnética que acumula nos plexos nervosos transforma-se em alavanca eficiente para os desencarnados comandarem os nervos motores dos braços e, desta maneira, exporem fielmente suas idéias e escreverem de forma idêntica à que usavam em sua vida física.

Mas o médium semi-mecânico vê-se obrigado a preencher intuitivamente todos os truncamentos ou vazios de suas comunicações, motivo pelo qual ele tem consciência perfeita de quase tudo o que escreve, embora o faça de modo semi-mecânico.

Quando lhe desaparecem os impulsos da mão na escrita mecânica, ele prossegue o comunicado passando a “ouvir” intuitivamente seus comunicantes, que ora escrevem diretamente, ora o fazem pelo ajuste perispiritual.

Classificação da psicografia

Conforme a mecânica do processo mediúnico, os médiuns psicógrafos podem ser classificados em três tipos: intuitivo, semi-mecânico e mecânico.

Intuitivo

Representando 70% dos médiuns psicógrafos, o médium intuitivo não abandona o corpo físico no momento em que escreve as mensagens dos espíritos. Neste caso, o espírito não atua sobre a mão para movê-la, atua sobre a alma do médium, identificando-se com ela e lhe transmitindo suas idéias e vontades. O médium as capta e, voluntariamente, escreve.

Portanto, tem conhecimento antecipado, mas o que escreve não é seu. Age como um intérprete que, para transmitir o pensamento, precisa compreendê-lo, apropriar-se dele e traduzi-lo. O pensamento não é seu, apenas lhe atravessa o cérebro. No início, o médium confunde com seu próprio pensamento e as mensagens, às vezes, extrapolam o conhecimento do médium.

Semi-mecânico

Os médiuns semi-mecânicos, que representam 28% dos médiuns psicógrafos, também não abandonam o corpo físico ao escreverem as mensagens. O espírito atua sobre a mão do médium, que não perde o controle desta, mas recebe uma espécie de impulsão.

O médium participa tanto da mediunidade mecânica como da intuitiva, pois escreve recebendo parte do pensamento dos espíritos pela comunicação e contato perispiritual, ao mesmo tempo em que outra parte é articulada pelos comunicantes, independentemente de sua vontade.

Os semi-mecânicos têm consciência do que escrevem à medida que as palavras vão sendo escritas. O médium tem um conhecimento parcial daquilo que lhe atravessa o cérebro perispiritual, mas passa a ignorar os trechos que lhe são escritos mecanicamente, sem fluir pelo cérebro físico.

Mecânico

Caso raro entre os médiuns psicógrafos (2%), os médiuns mecânicos, a exemplo dos outros dois tipos, não abandonam o corpo físico no momento de escrever as mensagens. O espírito desencarnado atua sobre gânglios nervosos à altura do omoplata e, dessa forma, age diretamente sobre a mão do médium, impulsionando-a. Esse impulso independe da vontade do médium, ou seja, enquanto o espírito tem alguma coisa a escrever, movimenta a mão do médium sem interrupção.

Certos médiuns mecânicos chegam a trabalhar com ambas as mãos ao mesmo tempo e sob a ação simultânea de duas entidades. E em condições excepcionais, o médium ainda pode palestrar com os presentes sobre assunto completamente diferente do que psicografa. Nesse caso, o espírito comunicante consegue escrever na forma que era peculiar na vida física.

O médium mecânico não sabe o que sua mão escreve. Somente depois, ao ler, é que ele vai tomar conhecimento da mensagem. A escrita mecânica costuma ser célere, muito rápida.

Mecanismo mediúnico da psicografia

O mentor espiritual responsável pela preparação do fenômeno da psicografia aproxima-se do médium e lhe aplica forças magnéticas sobre seu chacra coronário, que sensibiliza e ativa a glândula pineal, fazendo-a produzir um hormônio chamado melatonina. A melatonina interage com os neurônios, tendo um efeito sedativo. Em seguida, a melatonina é direcionada para a parte do córtex cerebral responsável pela coordenação motora, que vai ficar sob seu efeito, ou seja, sedada. Assim, o médium perde o comando sobre os órgãos da coordenação motora, permitindo que outro espírito se ligue a este sistema sensitivo e o utilize.

Depois, os espíritos auxiliares aproximam o espírito que irá se manifestar pela psicografia e fazem a ligação perispiritual aos órgãos sensoriais do movimento dos braços do médium, através do chacra Umeral. O espírito comunicante temporariamente se apossa dos gânglios nervosos à altura do omoplata do médium, apropriando-se de seu mundo sensitivo e conseguindo se expressar pela escrita.

Médiuns polígrafos

Incluem-se nesta forma de mediunidade os casos de poligrafia, que é o chamado dom de mudar a escrita conforme o espírito que se comunica ou a reprodução da escrita que o espírito tinha em vida. O primeiro tipo de fenômeno é mais comum, enquanto que o segundo, a identidade da escrita, é mais raro.

Médiuns iletrados

Incluem-se nesta forma de mediunidade os médiuns que escrevem sem saber ler nem escrever no estado normal, mas que escrevem fluentemente quando em transe mediúnico. Esse tipo de médium é mais raro que os demais, porque há maior dificuldade material a vencer.

Médiuns poliglotas ou xenoglotas

Nesta forma de mediunidade incluem-se os casos de xenoglossia, o chamado dom das línguas (xeno = estranha; glota/glossia = língua), tão interessantes e convincentes para os incrédulos.

Os médiuns poliglotas ou xenoglotas são os que têm a faculdade de falar ou escrever em línguas que lhe são desconhecidas ou até mesmo em dialetos já extintos no mundo. Também são casos muito raros de existirem.

Diretrizes de segurança

Os médiuns tem o dever de coibir o excesso de distúrbios da entidade comunicante. Devem controlar o espírito que se comunica para que este lhe respeite a instrumentalidade, mesmo porque o espírito não entra no médium. A comunicação é sempre através do perispírito, que vai ceder campo ao desencarnado. Todavia, a diretriz é do encarnado.

O médium deverá se ajustar ao esforço de vivenciar as lições evangélicas e se ater ao estudo, ao trabalho e à abnegação ao semelhante.

Mesmo médiuns inconscientes tem co-participação no fenômeno mediúnico. Ao mesmo tempo, exercem a fiscalização e o controle, coibindo, quando devidamente educado, quaisquer abusos.


Para que um médium se torne seguro, um instrumento confiável, é necessário que evolua moral e intelectualmente, na razão que exercita sua faculdade. Neófitos atraídos para a prática mediúnica ansiosos pelos fenômenos e os médiuns invigilantes respondem pelos desequilíbrios das manifestações mediúnicas.