sexta-feira, 11 de abril de 2014

Discussão Pineal Materialista/Mago III

--"Ramon,  Eu conheço de Anatomia , sem adjetivos desnecessários . Se a remoção de uma parte do corpo não afeta diretamente a SAÚDE então não afetará o espiritual tb não pois ambos são Vida , entendeu?"--

Acho que vc que não entendeu. Eu estou falando de anatomia espiritual, e não física.

Você percebeu que todas as pessoas que estão lendo o post, menos você, que sabem da existência da parte espiritual entenderam a questão da pineal?

O que entendo, e que você só quer falar da parte física, e não quer nem olhar a questão da fisiologia da alma.

Você percebe que a sua não movimentação para uma área que você tem dificuldade(espiritualidade), nos leva a nenhum lugar.

Por isso, se quer que eu te ouça, também tem que me ouvir.

Sua teoria e:

A pineal por ser muito pequena, e poder ser retirada com um operação não pode ter a importância para a vida espiritual (no caso a mediunidade).

Bom, como vc não leu o que eu escrevi. Você não percebeu, se tirar a pinela, a pessoa não consegue ser médium.

E isso para alguém que deve seguir a reencarnação como médium por causa disso, ela pode perder uma grande oportunidade de desgastar seu carma.

Se eu estou me referindo aos problemas que a pessoa vai ter no plano espiritual, qual e o objetivo de sua discussão.

Espero que isso faça vc se movimentar a pelo menos ler algo da fisiologia da alma. Pode ser que seja sua chance de aproveitar a atual encarnação.

E porque você não arrisca.

Um grande abraço, e muita Luz e Paz em sua caminhada.

Um eternos aprendiz espiritual.

Discussão Pineal  Materialista/Mago I


Discussão Pineal  Materialista/Mago II


===========================================

Eterno Aprendiz Espiritual (Facebook e Blogspot)
O encontro com o Criador que existe em cada um de nós


Palestra :
Espiritualidade Básica 1 a 4 - Espiritualidade 101
“TUDO QUE VOCÊ GOSTARIA DE SABER SOBRE ESPIRITUALIDADE E TINHA CURIOSIDADE DE PERGUNTAR”

basica-1-4.html

1) Mecanismos da Espiritualidade
2) Mundos Espirituais que rodeiam a Terra.
3) Corpos Espirituais
4) Obsessão e Desobsessão.
5) Técnica de Proteção Espiritual
6) Planos espirituais, que filosofia eles seguem?





07.01- PELO ESPIRITISMO

Livro Missionários da Luz – Capitulo 2 – André Luiz.

O instrutor espiritual Alexandre faz as seguintes observações:
“ A Epífise é a glândula da vida mental. Ela acorda no organismo do ser humano, na puberdade, as forças criadoras e, em seguida, continua a funcionar, como o mais avançado laboratório de elementos psíquicos da criatura terrestre.

Ela preside os fenômenos nervosos da emotividade, como órgão de elevada expressão no corpo etéreo”.

Esclarece Rosana Felipozzi (Revista Espiritismo & Ciência nº 37)

De acordo com essas informações podemos aprender que a epífese ou glândula pineal é a glândula que controla o desenvolvimento das faculdades criadoras as quais são liberadas a partir dos 14 anos, permitindo a cada um de nós reabrir nosso mundo emotivo com a bagagem da experiência sexual adquirida em outras vidas.

Fica situado dentro do cérebro atrás das camadas ópticas, no centro do encéfalo.

A ciência apesar dos estudos constantes e avançados a propósito da real função orgânica dessa glândula, não chegou ainda aos resultados finais.

Para os palingenesistas (reencarnacionistas, kardecistas, esotéricos, iogues, etc) a glândula Pineal é tida como a glândula da vida espiritual ou glândula da vida mental.

Descartes chegou a denominá-la “sede da alma racional” e “glândula do saber”, e até Nostradamus arriscou conceituá-la de “ a antena mais fina e alta de nosso sistema nervoso central” .

Está constatada pela ciência, que esta glândula sofre modificações desde a vida uterina do ser, mutações que são observadas até os 6 ou 7 anos, o que coincide com as noções espíritas relativas a consolidação do processo reencarnatório, em especial a fixação definitiva do espírito ao organismo físico.

Segundo André Luiz, “... a epífese parece constituir-se em verdadeiro freio “as manifestações do sexo na fase do desenvolvimento do corpo e da adaptação do espirito a ele. A partir da puberdade (14 anos mais ou menos) a glândula pineal se ajusta ao organismo passando a atuar como uma porta de liberação de sensações e impressões na esfera emocional, potencializando a sexualidade e os instintos naturais de reprodução ligado ao afeto que une as pessoas e suas existências.

É certo que as glândulas genitais segregam hormônios do sexo, mas a glândula pineal é quem direciona e preside as funções dela” .

--------------------------------------------------------------------------------------------

07.02 - WALDO VIEIRA – LIVRO PROJECIOLOGIA – Página 141.

EPÍFESE: Recebeu o nome de glândula pineal, por ter o formato de um cone de pinheiro.

Pineal (Latim: pinus; pinha, forma cônica).

Localização: Glândula endócrina, situado no interior do cérebro, situado entre os dois hemisférios cerebrais, no alto da coluna vertebral. Exatamente no mesencéfalo.

Sinônimos encontrados: Sede da alma, 3ª Visão, Olho de Shiva, Antena sensitiva, 3º Olho, conarium.

Anatomia: É um corpo oval puniforme, semelhante ao da semente do pinheiro. Órgão diminuto do tamanho de uma ervilha, coloração róseo-acinzentada, peso aproximado de 100 mg, cerca de 8 x 5 mm. A pineal é invervada pelo sistema nervoso autônomo.

Fisiologia: Até algumas décadas atrás a pineal era tida como uma relíquia evolutiva remanescente, um apêndice sem utilidade.

Melatonina: A glândula pineal segrega um hormônio próprio a melatonina (5 methoxi N-acetil triptamina) que inibe a química da maturação sexual e parece reagir a escuridão. Em outras palavras a luz inibe a produção de melatonina pela glândula pineal.

Efeitos da Melatonina: Adia o início da puberdade, diminue o peso das gônadas, diminui a progesterona ovariana, aumenta o metabolismo da testoterona no fígado, auamenta a síntese da progesterona, auamenta a serotonina da pituitária, inibe as contrações uterinas, suprime a ovulação espontânea ou induzida.

Cordão Astral: Estudos por sensitivos projetados fora do corpo, admitem que a pineal é onde se liga o cordão astral atrás da nuca unindo os dois corpos (soma + psicossoma) quando existe um desdobramento.

Paranormais: Necropsias feitas em sensitivos, comprovaram que a pineal é bem maior do que em pessoas normais. Na índia uma necropsia feita num hindu, comprovou-se que a sua pineal era o dobro de tamanho.

Aparelho de Telégrafo: Curiosamente a pineal apresenta grande semelhança de forma e estrutura com certa peça do aparelho receptor da telegrafia sem fio, que ainda contém pequenas partículas, que parecem também com o tecido arenoso da glândula.

Waldo Vieira

07.03 - FENOMENOLOGIA ORGÂNICA E PSÍQUICA DA MEDIUNIDADE

Prof. Sérgio Felipe de Oliveira

No fenômeno mediúnico, trabalhamos com a hipótese de que o órgão sensorial é a glândula pineal. Já dissemos que todo fenômeno de sensopercepção, envolve um órgão sensorial que capta o estímulo e uma área do córtex cerebral que processa a informação, tornando esse estímulo acessível à razão, ao auto-domínio. Por exemplo, os olhos, como órgãos sensoriais, captam a imagem e esta é processada no córtex occipital, que é área de percepção cortical.

Assim também, no caso da pineal, ela captaria o estímulo mediúnico, através de ondas magnéticas vindas do universo paralelo ou mundo espiritual, e esse estímulo seria enviado ao lobo frontal, que se incumbiria das conexões necessárias, a fim de que o indivíduo assumisse o domínio sobre esse intercâmbio, entre o seu universo mental e cerebral e o mundo espiritual.

Mas não é dessa forma que acontece na maior parte das vezes. Por que?

- Pelo seguinte: para que você utilize o lobo frontal, usufrua de seus recursos como elemento processador das captações mediúnicas vindas da pineal, você precisa ter um treinamento, um desenvolvimento de sua estrutura psíquica.

Então, o indivíduo que desenvolve e alimenta dentro de si a transcendência, a capacidade de amar, de tolerar, de resolver problemas, expande essas áreas do lobo frontal; sem essas qualidades psicológicas, não há desenvolvimento dessa importante região do seu cérebro. Se não houver interesse pela transcendência, não há um processamento cognitivo da captação mediúnica.

Então o que acontece?
Essa captação vai ser drenada para áreas mais interiores do cérebro, mais primitivas, como a do hipotálamo. Desse modo, o indivíduo fora do circuito da compreensão da sua capacidade de elaborar aquilo que absorve da Espiritualidade, não usa a percepção mediúnica, não se interessa em usufruir dos benefícios que ela pode oferecer.Como conseqüência, toda a captação realizada pela pineal é drenada para as estruturas adjacentes do córtex, mormente o hipotálamo.

O que ocorre, então?

No hipotálamo temos a sede dos comportamentos psicobiológicos. Nele, estão as áreas da fome, da sexualidade, da agressividade e por ele transita o sistema reticular ativador ascendente, responsável pelo estado de sono e vigília. Assim, o fenômeno mediúnico pode trazer transtornos nessas áreas.

Ora, veja que coisa interessante, esses comportamentos, que são inerentes a essa área do cérebro, o hipotálamo, fazem parte do que poderíamos chamar psicologia biológica; não é preciso aprender, já se nasce sabendo dormir e acordar, já se tem instinto sexual e de preservação da vida, onde a fome está incluída; do mesmo modo, já existem pulsões agressivas, seja para a coragem, que seria uma elaboração positiva da agressividade, seja para a irritabilidade. Um bebê fica irritável, não é mesmo?

Os estados depressivo e fóbico também são comuns, inclusive nos animais, assim como os estados agressivos violentos.

Podemos ter, portanto, a auto-agressividade que é todo um processo psíquico de auto-anulação, que se expressa pela depressão ou fobia, e a heteroagressividade que é irritabilidade e violência.
Se o indivíduo não usa a sua capacidade de transcendência, de fazer juízo de valor, de contatar esse universo paralelo que nos cerca, que é a espiritualidade, ele fica com o lobo frontal paralisado.

A captação da pineal é, então, dirigida para o hipotálamo, potencializando esses comportamentos. Que conceitos tiramos daí? Que o fenômeno mediúnico nem sempre se manifesta na forma de fenômeno paranormal, boa parte das vezes, expressa-se na exacerbação de sintomas.

Como é que isso se verifica? Da seguinte forma: ondas magnéticas que vêm da influência espiritual são captadas pela pineal, como acontece no telefone celular, e essa energia é jogada para o hipotálamo, circula nesse território, atuando nas áreas responsáveis por esses comportamentos psicobiológicos, potencializando os seus efeitos. Com isso, o indivíduo pode ter uma fome incrível, que não se justifica por suas necessidades metabólicas, ou anorexia; alterações do sono: muita sonolência ou ausência dele; alterações do estado de humor, torna-se irritável, agressivo, depressivo, fóbico ou até mesmo violento; ou ainda ter problema na área da sexualidade, sobretudo a dificuldade de formar vínculos. (...)

--------------------------------------------------------------------------------------------

07.04 - BIOPSICOENERGÉTICA:

Segundo Lívio Vinardi, o Vórtice (chacra, centro vital) coronário está ligado diretamente a epífese que internamente liga-se com a hipófise que está ligada ao vórtice Frontal situada entre os dois olhos (no meio da sobrancelhas).

A glândula Pineal é responsável pelas percepções Extra-Sensoriais Passivas e Ativas nos seres humanos. Clarividência, mediunidade. A glândula Pineal é a responsável pela interconexão energética oriundas do Plano Etérico ou mais sutil do plano astral.

07.05 - YOGA:

Dr. Navneet Shah M. D. FICA (EUA) Clínico Endocrinologista (C) 6425566

A retina e a glândula pineal ( o '3º olho' ou o 'trono da alma', segundo Rene Descartes) estão equipados com células foto-receptoras e podem ser considerados como orgãos foto-sensíveis.


Assim como o reino vegetal se baseia na clorofila e na fotossíntese, diretamente dependente do Sol, da mesma forma, algum tipo de 'fotossíntese' de ocorrer no corpo humano, se seguirmos essa hipótese da energia Solar.

Através de algum meio complexo e mediante algum procedimento, essa energia deve entrar no corpo. Há um caminho, através das retinas, até o Hipotálamo chamado Trato Retino-hipotalamico.

Ele leva informações sobre as variações da luz (ciclos de luz & escuridão) para o Núcleo Supra-Quiasmático do Hipotálamo. Deste núcleo, os impulsos viajam através do nervo pineal (Sistema Nervoso Simpático) até a Glândula Pineal.

Esses impulsos inibem a produção de melatonina. Quando os impulsos cessam (de noite ou no escuro, quando a luz não estimula mais o Hipotálamo), cessa também a inibição da Pineal e a melatonina é liberada. A Pineal (ou 3º olho) é então um orgão fotosensível e importante regulador de tempo para o corpo humano.

A glândula Pineal é o comandante de todas as glândulas endócrinas, que controlam todo sistema humoral. Ela também controla todo o rítmo circadiano os ciclos de sono/vigília e retarda o processo de envelhecimento. Ela tem propriedades psíquicas e é o 'trono da alma' - o 3º olho.

É o chakra Ajna do sistema Tântrico. Sua ativaçnao pode ser feita pela prática prolongada da Yoga e certas técnicas de meditação ou ainda pela prática da captação da energia Solar. Essa última não segue os passos da Yoga clássica. A Pineal também inibe o crescimento e a metástase de alguns tumores.

Ela tem um efeito estimulante sobre o sistema imunológico. Nos pássaros e outros animais, ela possui material magnético e é o centro de navegação das aves.

A Pineal normal mede 6x8mm. Pelas tomografias computadorizadas e mapeamentos MRI, a Pineal do Sr. Manek mede 8x11mm (ela aumentou!). Isso, indiretamente, demonstra a importancia do papel desempenhado pela Pineal na transformação da energia.

07.06 - TEOSOFIA

Aqui é interessante transcrever literalmente as anotações de Helena Petrovna Blavatsky porque expressam uma grande parte do que encontramos no Padrão Humi: “Também chamada de Terceiro Olho. É uma pequena massa de substância nervosa, cinza-avermelhada, do tamanho de uma ervilha, aderida à parte posterior do terceiro ventríloco do cérebro. É um órgão misterioso, que, em outros tempos, desempenhou papel importantíssimo na economia humana. Durante a terceira Raça e no início da quarta, existiu o Terceiro Olho, órgão principal da espiritualidade no cérebro humano, local do gênio, o “Sésamo” mágico, que, pronunciado pela mente purificada do místico (ver), abre todas as vias da verdade para aquele que sabe usá-lo (Doutrina Secreta, III, 506).


07.07 - ROSACRUZ:

O corpo pituitário regido por Urano, e a glândula pineal regida por Netuno, são particularmente relacionadas com o lado espiritual de nossa natureza.

07.08 - ALQUIMIA:
O processo alquimista de despertálo e elevá-lo é realizado na medula espinhal onde o sal, o enxofre, o mercúrio e o Azoth são encontrados. Ele é elevado à incandescência pelo pensamento sublime e nobre, pela meditação sobre assuntos espirituais, e pelo altruísmo expresso na vida diária. A segunda metade da energia criadora assim atraída para cima através do canal espinhal, é um espírito-fogo espinhal, a serpente da sabedoria.

É conduzido cada vez mais para o alto e, ao alcançar o corpo pituitário e a glândula pineal no cérebro, faz com que elas vibrem abrindo os mundos espirituais e capacitando o homem a se comunicar com os deuses. Então, este fogo se irradia em todas as direções, permeia todo o corpo assim como sua atmosfera áurica, e o homem se torna uma pedra viva, cujo brilho supera o do brilhante ou o do rubi. ELE é então "A Pedra Filosofal".

Fonte: http://www.fraternidaderosacruz.org/mec.htm

07.09 - A SEDE DA ALMA

O pensamento platônico assim como o aristotélico conduzem à idéia de que a alma tem potencialmente funções específicas e autônomas, mas que depende das oportunidades corpóreas para realizar suas faculdades.

O filósofo e matemático francês Renê Descartes foi o primeiro a aventar esta hipótese (em “Carta a Mersenne”, 1640) quando disse que seria na pineal onde se instalaria a alma (então foi cunhado o termo, “sede da alma”). Se assim for de fato, essa formidável e misteriosa glândula já pode ser considerada como um dos “organismos” mais importantes do corpo humano.

Descartes, no século XVII, toma posse do conhecimento desses legados e impõe um dualismo rígido entre corpo e alma, cabendo à glândula pineal a função de dar viabilidade ao elo de comunicação entre o corpo e a alma (Junqueira Filho, 1995).

07.10 - PINEAL RETIRADA CIRURGICAMENTE:

A retirada cirurgicamente da GLANDULA PINEAL não esclarece a questão sobre ela ser o órgão físico responsável pela ligação entre o plano espiritual e o plano físico, pois não se tem notícia de operações em MÉDIUNS OU SENSITIVOS.(Beraldo)








No relato do Espírito André Luiz, através da psicografia de Chico Xavier ocorrida em 1943, no livro Missionários da Luz (1), o orientador Alexandre faz as seguintes considerações: "... analisemos a epífise como glândula da vida espiritual do homem. Segregando energias psíquicas, a glândula pineal conserva ascendência em todo o sistema endócrino. Ligada à mente, através de princípios eletromagnéticos do campo vital, que a ciência comum ainda não pode identificar, comanda as forças subconscientes sob a determinação direta da vontade. As redes nervosas constituem-lhe os fios telegráficos para ordens imediatas a todos os departamentos celulares, e sob sua direção efetuam-se os suprimentos de energias psíquicas a todos os armazéns autônomos dos órgãos...".
O Dr. Sérgio Felipe de Oliveira, médico, pesquisador do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo, em seu estudo sobre a pineal (2), chegou à seguinte conclusão: "A pineal é um sensor capaz de 'ver' o mundo espiritual e de coligá-lo com a estrutura biológica. É uma glândula, portanto, que 'vive' o dualismo espírito-matéria. O cérebro capta o magnetismo externo através da glândula pineal".

A ciência médica avança nos estudos acerca do funcionamento da epífise, mas há muito que pesquisar sobre esta minúscula glândula localizada no centro do encéfalo. Acredito que as visões da EQM, bem como as transformações ocorridas com os experientes têm a participação direta da glândula pineal que, nas manifestações da EQM, tem ascendência sobre o lobo temporal e sistema límbico. É interessante ressaltar que alguns pesquisadores encontraram sobreviventes de EQM cujos enredos, do outro lado, envolveram uma retrospectiva de vidas passadas. Muitos desses sobreviventes passam a aceitar a reencarnação como um fato normal da vida.

Relato do espírito André Luiz



"Enquanto o nosso companheiro se aproveitava da organização mediúnica, vali-me das forças magnéticas que o instrutor me fornecera, para fixar a máxima atenção no médium. Quanto mais lhe notava as singularidades do cérebro, mais admirava a luz crescente que a epífise deixava perceber. A glândula minúscula transformara-se em núcleo radiante e, em derredor, seus raios formavam um lótus de pétalas sublimes.

Examinei atentamente os demais encarnados. Em todos eles, a glândula apresentava notas de luminosidade, mas em nenhum brilhava como no intermediário em serviço.

Sobre o núcleo, semelhante agora a flor resplandecente, caía luzes suaves, de Mais Alto, reconhecendo eu que ali se encontravam em jogo de vibrações delicadíssimas, imperceptíveis para mim.

Estudara a função da epífise nos meus apagados serviços de médico terrestre.

Segundo os orientadores clássicos, circunscreviam-se suas atribuições ao controle sexual no período infantil.

Não passava de velador dos instintos, até que as rodas da experiência sexual pudessem deslizar com regularidade, pelos caminhos da vida humana.

Depois, decrescia em força, relaxava-se, quase desaparecia, para que as glândulas genitais a sucedessem no campo da energia plena.

Minhas observações, ali, entretanto, contrastavam com as definições dos círculos oficiais.

Como o recurso de quem ignora é esperar pelo conhecimento alheio, aguardei Alexandre (o instrutor) para elucidar-me, findo o serviço ativo.

— Conheço-lhe a perplexidade — falou o instrutor. — Também passei pela mesma surpresa, noutro tempo. A epífise é agora uma revelação para você.

— Não se trata de órgão morto, segundo velhas suposições — prosseguiu ele. — É a glândula da vida mental.

Ela acorda no organismo do homem, na puberdade, as forças criadoras e, em seguida, continua a funcionar, como o mais avançado laboratório de elementos psíquicos da criatura terrestre.

O neurologista comum não a conhece bem.

O psiquiatra devassar-lhe-á, mais tarde, os segredos.

Os psicólogos vulgares ignoram-na.

Freud interpretou-lhe o desvio, quando exagerou a influenciação da “libido”, no estudo da indisciplina congênita da Humanidade.

Enquanto no período do desenvolvimento infantil, fase de reajustamento desse centro importante do corpo perispiritual preexistente, a epífise parece constituir o freio às manifestações do sexo; entretanto, há que retificar observações.

Aos quatorze anos, aproximadamente, de posição estacionária, quanto às suas atribuições essenciais, recomeça a funcionar no homem reencarnado.

O que representava controle é fonte criadora e válvula de escapamento.

A glândula pineal reajusta-se ao concerto orgânico e reabre seus mundos maravilhosos de sensações e impressões na esfera emocional.

Entrega-se a criatura à recapitulação da sexualidade, examina o inventário de suas paixões vividas noutra época, que reaparecem sob fortes impulsos.

A epífise preside aos fenômenos nervosos da emotividade, como órgão de elevada expressão no corpo etéreo. Desata, de certo modo, os laços divinos da Natureza, os quais ligam as existências umas às outras, na seqüência de lutas, pelo aprimoramento da alma, e deixa entrever a grandeza das faculdades criadoras de que a criatura se acha investida.

— Deus meu! — exclamei — e as glândulas genitais, onde ficam?

O instrutor sorriu e esclareceu:

— São demasiadamente mecânicas, para guardarem os princípios sutis e quase imponderáveis da geração. Acham-se absolutamente controladas pelo potencial magnético de que a epífise é a fonte fundamental. As glândulas genitais segregam os hormônios do sexo, mas a glândula pineal, se me posso exprimir assim, segrega "hormônios psíquicos” ou “unidades-força” que vão atuar, de maneira positiva, nas energias geradoras. Os cromossomos da bolsa seminal não lhe escapam à influenciação absoluta e determinada.

Alexandre fez um gesto significativo e considerou:

— No entanto, não estamos examinando problemas de embriologia. Limitemo-nos ao assunto inicial e analisemos a epífise, como glândula da vida espiritual do homem.

Segregando delicadas energias psíquicas, a glândula pineal conserva ascendência em todo o sistema endócrino.

Ligada à mente, através de princípios eletromagnéticos do campo vital, que a ciência comum ainda não pode identificar, comanda as forças subconscientes sob a determinação direta da vontade.

As redes nervosas constituem-lhe os fios telegráficos para ordens imediatas a todos os departamentos celulares, e sob sua direção efetuam-se os suprimentos de energias psíquicas a todos os armazéns autônomos dos órgãos.

Manancial criador dos mais importantes, suas atribuições são extensas e fundamentais.

Na qualidade de controladora do mundo emotivo, sua posição na experiência sexual é básica e absoluta.

De modo geral, todos nós, agora ou no pretérito, viciamos esse foco sagrado de forças criadoras, transformando-o num ímã relaxado, entre as sensações inferiores de natureza animal.

Quantas existências temos despendido na canalização de nossas possibilidades espirituais para os campos mais baixos do prazer materialista?

Lamentavelmente divorciados da lei do uso, abraçamos os desregramentos emocionais, e daí, meu caro amigo, a nossa multimilenária viciação das energias geradoras, carregados de compromissos morais, com todos aqueles a quem ferimos com os nossos desvarios e irreflexões.

Do lastimável menosprezo a esse potencial sagrado, decorrem os dolorosos fenômenos da hereditariedade fisiológica, que deveria constituir, invariavelmente, um quadro de aquisições abençoadas e puras. (Ver: Epigenética)

A perversão do nosso plano mental consciente, em qualquer sentido da evolução, determina a perversão de nosso psiquismo inconsciente, encarregado da execução dos desejos e ordenações mais íntimas, na esfera das operações automáticas.

A vontade desequilibrada desregula o foco de nossas possibilidades criadoras.

Daí procede a necessidade de regras morais para quem, de fato, se interesse pelas aquisições eternas nos domínios do Espírito.

Renúncia,

abnegação,

continência sexual

e disciplina emotiva não representam meros preceitos de feição religiosa. São providências de teor científico, para enriquecimento eletivo da personalidade.

Nunca fugiremos à lei, cujos artigos e parágrafos do Supremo Legislador abrangem o Universo.

Ninguém enganará a Natureza. Centros vitais desequilibrados obrigarão a alma à permanência nas situações de desequilíbrio.

Não adianta alcançar a morte física, exibindo gestos e palavras convencionais, se o homem não cogitou do burilamento próprio.

A Justiça que rege a Vida Eterna jamais se inclinou.

É certo que os sentimentos profundos do extremo instante do Espírito encarnado cooperam decisivamente nas atividades de regeneração além do túmulo, mas não representam a realização precisa.



O instrutor falava em tom sublime, pelo menos para mim, que, pela primeira vez, ouvia comentários sobre consciência, virtude e santificação, dentro de conceitos estritamente lógicos e científicos no campo da razão.

Agora, aclaravam-se-me os raciocínios, de modo franco.

Receber um corpo, nas concessões do reencarnacionismo, não é ganhar um barco para nova aventura, ao acaso das circunstâncias, mas significa responsabilidade definida nos serviços de aprendizagem, elevação ou reparação, nos esforços evolutivos ou redentores.

— Compreende, agora, as funções da epífise no crescimento mental do homem e no enriquecimento dos valores da alma? — indagou-me o orientador.

— Sim... — respondi sob impressão forte.

— Segregando “unidades-força” — continuou —, pode ser comparada a poderosa usina, que deve ser aproveitada e controlada, no serviço de iluminação, refinamento e benefício da personalidade e não relaxada em gasto excessivo do suprimento psíquico, nas emoções de baixa classe. Refocilar-se no charco das sensações inferiores, à maneira dos suínos, é retê-la nas correntes tóxicas dos desvarios de natureza animal, e, na despesa excessiva de energias sutis, muito dificilmente consegue o homem levantar-se do mergulho terrível nas sombras, mergulho que se prolonga, além da morte corporal. Em vista disso, é indispensável cuidar atentamente da economia de forças, em todo serviço honesto de desenvolvimento das faculdades superiores. Os materialistas da razão pura, senhores de vastos patrimônios intelectuais, perceberam de longe semelhantes realidades e, no sentido de preservar a juventude, a plástica e a eugenia, fomentaram a prática do esporte, em todas as suas modalidades. Contra os perigos possíveis, na excessiva acumulação de forças nervosas, como são chamadas as secreções elétricas da epífise, aconselharam aos moços de todos os países o uso do remo, da bola, do salto, da barra, das corridas a pé. Desse modo, preservavam-se os valores orgânicos, legítimos e normais, para as funções da hereditariedade. A medida, embora satisfaça em parte, é, contudo, incompleta e defeituosa. Incontestavelmente, a ginástica e o exercício controlados são fatores valiosos de saúde; a competição esportiva honesta é fundamento precioso de socialização; no entanto, podem circunscrever-se a meras providências, em benefício dos ossos, e, por vezes, degeneram-se em elástico das paixões menos dignas. São muito raros ainda, na Terra, os que reconhecem a necessidade de preservação das energias psíquicas para engrandecimento do Espírito eterno. O homem vive esquecido de que Jesus ensinou a virtude como esporte da alma, e nem sempre se recorda de que, no problema do aprimoramento interior, não se trata de retificar a sombra da substância e sim a substância em si mesma.

— Entende, agora, como é importante renunciar? Percebe a grandeza da lei de elevação pelo sacrifício? A sangria estimula a produção de células vitais, na medula óssea; a poda oferece beleza, novidade e abundância nas árvores. O homem que pratica verdadeiramente o bem, vive no seio de vibrações construtivas e santificantes da gratidão, da felicidade, da alegria. Não é fazer teoria de esperança. É princípio científico, sem cuja aplicação, na esfera comum, não se liberta a alma, descentralizada pela viciação nas zonas mais baixas da Natureza.

E porque observasse que as instruções lhe tomavam demasiado tempo, Alexandre concluiu:

— De acordo com as nossas observações, a função da epífise na vida mental é muito importante.

— Sim — considerei —, compreendo agora a substancialidade de sua influenciação no sexo e entendo igualmente a dolorosa e longa tragédia sexual da humanidade. Percebo, nitidamente, o porquê dos dramas que se sucedem, ininterruptos, as aflições que parecem nunca chegar ao fim, as ansiedades que esbarram no crime, o cipoal do sofrimento, envolvendo lares e corações...

— E o homem sempre disposto a viciar os centros sagrados de sua personalidade — concluiu Alexandre, solenemente —, sempre inclinado a contrair novos débitos, mas dificilmente decidido a retificar ou pagar.

— Você pergunta se não seria mais interessante encerrar todas as experiências do sexo, sepultar as possibilidades do renascimento carnal. Semelhante indagação, no entanto, é improcedente. Ninguém deve agir contra a lei. O uso respeitável dos patrimônios da vida, a união eliecedora, a aproximação digna, constituem o programa de elevação. É, portanto, indispensável distinguir entre harmonia e desequilíbrio, evitando o estacionamento em desfiladeiros fatais."

Cont...