sábado, 1 de fevereiro de 2014

O CONHECIMENTO E OS 7 SENTIDOS DA VIDA


O conhecimento e nossa evolução espiritual trabalham em nossos sete sentidos da vida.

São eles a Fé, o Amor, o Conhecimento, a Justiça, a Lei, a Evolução e a Geração.

“O CONHECIMENTO É UM DOS 7 SENTIDOS DA VIDA QUE  ATUA NA EVOLUÇÃO ESPIRITUAL DE CADA SER DENTRO DOS  7 SENTIDOS DA VIDA.”

Em nossa caminhada espiritual, vamos adquirindo vivências tanto nos polos positivos e também nos negativos.

Temos que lembrar que sem as trevas nos não perceberíamos a Luz.

Somos seres Sétuplos, nos sentidos da vida e de nossas experiências. Dentro da Fé, do Amor, do Conhecimento, da Justiça, da Lei, da Evolução e da Geração.


Nosso caminho e a angelitude, não relacionado com anjos e sim no conceito de evolução em direção a Co-criação.

Em nos encontramos tanto nossa fagulha divina como nosso abismo interior.

E eles estão ligado.

Pois O caminho a Deus se encontra fora de nos e também apos enfrentarmos nosso abismo interior dentro de nos.

Pois somos fagulhas do criador, apenas temos que conseguir atravessar nosso abismo interior para encontra-lo.

E quando pudermos vivenciar o que esta dentro de nos, tanto a luz quanto as trevas, encontraremos Deus. E nos sentiremos uno com o todo.

Que Deus abençoe a cada um de nos.

===========================

Eterno Aprendiz Espiritual (Facebook e Blogspot)
O encontro com o Criador que existe em cada um de nós

PALESTRA GRATUITA - “TUDO QUE VOCÊ GOSTARIA DE SABER SOBRE ESPIRITUALIDADE E TINHA CURIOSIDADE DE PERGUNTAR” - ESPIRITUALIDADE - 101

==========================================


“As 7 Linhas de Umbanda e seus Orixás



As 7 Linhas de Umbanda estão presentes em nossa religião desde sua fundação no plano material, com o Caboclo das 7 Encruzilhadas. Isso é notório quando ele diz “Meu nome é Caboclo das 7 Encruzilhadas porque não haverá caminhos fechados para mim”. Isto é, o Caboclo nos mostrou que seriam 7 os caminhos, uma vez que ele assim resumiu o todo.

E muito se tem explicado sobre as 7 Linhas, desde que o primeiro livro umbandista que se tem notícia foi publicado em 1933, por Leal de Souza – cujo nome era “O Espiritismo, a Magia e as Sete Linhas de Umbanda” (imagem da capa logo abaixo).

Aqui vamos nos basear nos conhecimentos passados pelo Pai Benedito de Aruanda, através de suas psicografias por meio do médium Rubens Saraceni, onde ele nos apresenta que a melhor forma de entendermos as 7 Linhas de Umbanda é mediante os  7 sentidos ou 7 Sentidos da Vida, que estão diretamente relacionados aos 7 chacras principais de nosso corpo.

Cada uma das 7 Linhas é formada por 1 par de Orixás, sendo eles: um masculino e um feminino, um universal e um cósmico, elementos e forças distintas.

Entenda a atuação universal de um Orixá, quando este é irradiador, amparador. Já a atuação cósmica, quando ele é corregedor, absorvedor.

Então, vamos ver uma a uma as nossas 7 Linhas?

Como já disse o sábio: “comecemos pelo começo!”.


Eis que surge a 1ª Linha de Umbanda – Sentido da Fé

A Linha da Fé tem em Oxalá seu Orixá universal e em Logunan (Oiá-Tempo) seu Orixá cósmico. Para entender melhor a atuação de cada Orixá, funciona desta forma: Oxalá irradia o tempo todo a Fé para todos nós. Já Logunan absorve os excessos.

Como ação positiva da Fé, podemos citar um Pai de Santo ou um padre exercendo suas funções de ação religiosa. Já o lado negativo, que precisa de uma correção de Logunan, seria o fanatismo e a ilusão religiosa; por exemplo, um homem bomba que mata e fere outras pessoas em nome de sua fé exacerbada.

O chacra que recebe maior influência da Linha da Fé é o coronário. O elemento desta linha é o cristal e seu padrão energético é o cristalino. Quanto à cor, translúcido. No sentido é associado à fé e nos sentimentos, à religiosidade, humildade, tolerância, fraternidade, esperança etc.



2ª Linha de Umbanda – Sentido do Amor

Temos como Orixá universal desta linha Mamãe Oxum, que irradia o amor para todos nós o tempo todo. E temos Pai Oxumaré como nosso Orixá cósmico, responsável por absorver os excessos do amor (ciúmes, ódio, possessividade etc).

O chacra que recebe maior influência desta irradiação é o cardíaco. O elemento desta linha é o mineral. O padrão energético é a energia mineral. Quanto às cores são o dourado e o rosa. No sentido é relacionado à concepção e nos sentimentos, ao amor, união, caridade, bondade etc.



3ª Linha de Umbanda – Sentido do Conhecimento

Temos Oxóssi irradiando conhecimento o tempo todo para todos nós, portanto é o Orixá universal desta linha. Já Obá, absorve os excessos do conhecimento, ou seja, trata-se de nosso Orixá cósmico.

O chacra que recebe maior influência desta Linha é o frontal. O elemento é o vegetal e o padrão energético é associado aos florais. As cores são o verde e o magenta. No sentido é associada ao conhecimento e nos sentimentos, à curiosidade, busca pelo saber, especulação etc.



Na quarta e quinta linhas temos um movimento dos pares, pois o trabalho entre a Justiça e a Lei são tão próximos, que se faz necessário manter estes pares dinâmicos, inclusive porque  Iansã (ar) e Egunitá (fogo) possuem qualidades muito semelhantes e ambas são Orixás femininas e cósmicas. Portanto, ora veremos os pares como Xangô (fogo) e Iansã (ar) / Ogum (ar) e Egunitá (fogo), e, em outros momentos, Xangô (fogo) e Egunitá (fogo) / Ogum (ar) e Iansã (ar). Isto faz com que a quarta e a quinta Linhas de Umbanda possam ser formadas por elementos puros ou combinados – tudo dependerá da situação.

Para a apresentação das Linhas, há autores que preferem utilizar o complemento dos elementos (fogo X ar), e outros preferem manter a pureza dos elementos (fogo X fogo e ar X ar). Eu pessoalmente sou adepto da Linha Energo-Magnética Polarizada, para fazer a apresentação das 7 Linhas de Umbanda, ou seja, prefiro os elementos distintos e se complementando, neste caso: fogo X ar e ar X fogo.



4ª Linha de Umbanda – Sentido da Justiça

Para esta linha temos Xangô como Orixá universal, irradiando o senso de justiça e temos Iansã, absorvendo os excessos, portanto nosso Orixá cósmico da 4ª Linha de Umbanda.

O chacra é o umbilical. O elemento é o fogo e o padrão energético é associado à energia ígnea. As cores são o vermelho e o amarelo. No sentido é associada à justiça e nos sentimentos, à imparcialidade, reflexão, equilíbrio, moralidade etc.



5ª Linha de Umbanda – Sentido da Lei

Aqui temos Ogum como universal e Egunitá como Orixá cósmico. O chacra é o laríngeo, o elemento é o ar e o padrão energético é associado à energia eólica. As cores são o azul e o laranja. No sentido é associada à lei e os sentimentos, ao rigor, tenacidade, retenção de caráter, senso de direção, ordem etc.



6ª Linha de Umbanda – Sentido da Evolução

Temos Obaluaiê como Orixá universal, irradiando a evolução o tempo todo para nós, e Nanã Buruque como Orixá cósmico – corrigindo os desequilíbrios da evolução.

O chacra que sofre maior influência desta Linha é o esplênico, o elemento é bioelemental (terra – água) e o padrão energético é associado à energia telúrica-aquática. As cores são o violeta e o lilás. No sentido é associada à evolução e nos sentimentos, à flexibilidade, maturidade, transmutabilidade, racionalismo etc.



7ª Linha de Umbanda – Sentido da Geração

Nesta Linha temos Mamãe Iemanjá como Orixá universal e irradiando vida o tempo todo, e Omulu – como Orixá cósmico – absorvendo os desequilíbrios da vida. Não entenda pai Omulu apenas como senhor da morte. Não! Entenda como “morte” o fim de toda e qualquer situação, onde outra terá começo.

O chacra é o básico, o elemento é associado à água e o padrão energético é associado à energia aquática. As cores são o azul e o roxo. No sentido é associada à geração e nos sentimentos, à maternidade, multiplicação, criatividade, preservação etc.



Enfim, estas são – de uma maneira bastante resumida – as nossas 7 Linhas de Umbanda e nossos 14 Orixás. Então agora já sabemos quais são os universais (Oxalá, Oxum, Oxóssi, Xangô, Ogum, Obaluaiê e Iemanjá) e quais são cósmicos (Logunan, Oxumaré, Obá, Iansã, Egunitá, Nanã Buruque e Omulu).

Entenda que não importa quem é seu Orixá de cabeça, de frente ou de juntó, se você é filho deste ou daquele Orixá, pois você recebe a irradiação constante de todos os Orixás. Esta é a grande magia da Umbanda, pois você é amparado em todos os sentidos de sua vida carnal e espiritual.”

segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Trabalhadores na Luz, precisamos Cerrar Fileiras.

Todo os trabalhador da Luz, não importa em que frente esteja trabalhando, tem o dever de dividir esta Luz com todas as outras pessoas.

E quem são os trabalhadores na Luz ?

“TRABALHADORES NA LUZ SÃO TODOS OS ENCARNADOS E DESENCARNADOS QUE TRABALHAM DENTRO DA SEARA DA LUZ, NÃO IMPORTANDO SUA RAÇA , CREDO , COR OU IDEOLOGIA. APENAS QUE ELES TRABALHAM PARA HUMANIDADE.”

E entre nos trabalhadores na seara da Luz, precisamos cerrar fileiras, pois sem nos fortalecermos não teremos como levarmos a Luz aos que mais necessitam e estão nos esperando nos vales e abismos.

Que o criador da vida sempre nos fortaleça e nos de condição para sermos semeadores de vida onde nos passarmos.

Lembrando sempre que: “POIS A QUEM MUITO FOI DADO, MUITO SERÁ PEDIDO.”(1)

Os trabalhadores da ultima hora, precisam mais que certeza, também lembrarem que, com o conhecimento adquirido nos trabalhos com a luz, temos a responsabilidade de levar esta mesma luz para cada pontinho deste planeta azul.

Agindo desta forma, poderemos ajudar nesta grande passagem que nosso planeta se encontra.
Inundando nosso planeta com luz e trabalho, facilitaremos ao planeta poder passar seu nível energetico de expiação e provas para o nível de regeneração.

Temos sempre que ter em nossa mente que:

“Não somos seres humanos vivendo uma experiência espiritual, somos seres espirituais vivendo uma experiência humana."
(Teilhard de Chardin) (2)

Que o criador da vida, abençoe e proteja a todos e ilumine aos trabalhadores da Luz, para que eles possam ter a certeza de levar esta mesma luz a cada um dos que necessitem dela.

===========================

Eterno Aprendiz Espiritual (Facebook e Blogspot)
O encontro com o Criador que existe em cada um de nós
www.facebook.com/EternoAprendizEspiritual

PALESTRA GRATUITA - “TUDO QUE VOCÊ GOSTARIA DE SABER SOBRE ESPIRITUALIDADE E TINHA CURIOSIDADE DE PERGUNTAR” - ESPIRITUALIDADE - 101
https://www.eventials.com/pt-br/modellnx/espiritualidade-101/

==========================================
(1)

http://espiritoandre.blogspot.com.br/2012/03/reflexoes-espiritas-quem-muito-foi-dado.html

“Parábola do servo invigilante". que figura em Mateus 24:45 a 51 e em Lucas 9:39-41 – faz parte dos ensinamentos sobre a MISERICORDIA DIVINA E NECESSIDADE DE VIGILÃNCIA.

(2)

http://pt.wikipedia.org/wiki/Teilhard_de_Chardin

"Não somos seres humanos vivendo uma experiência espiritual, somos seres espirituais vivendo uma experiência humana." (Teilhard de Chardin)

Pierre Teilhard de Chardin (Orcines, 1 de maio de 1881-Nova Iorque, 10 de abril de1955), foi um padre jesuíta, teólogo, filósofo e paleontólogo francês que logrou construir uma visão integradora entre ciência e teologia.

Através de suas obras, legou-nos uma filosofia que reconcilia a ciência do mundo material com as forças sagradas do divino e sua teologia.

Disposto a desfazer o mal entendido entre a ciência e a religião, conseguiu ser mal visto pelos representantes de ambas.

Muitos colegas cientistas negaram o valor científico de sua obra, acusando-a de vir carregada de um misticismo e de uma linguagem estranha à ciência.


Do lado da Igreja Católica, por sua vez, foi proibido de lecionar, de publicar suas obras teológicas e submetido a um quase exílio na China.