domingo, 17 de fevereiro de 2013

Porque não há na atualidade pessoas ou materiais que abordam o espiritismo, livre da atrelação a Kardec?


Um amigo do Facebook me perguntou:

--“Porque não há na atualidade pessoas ou materiais que abordam o espiritismo, livre da atrelação a Kardec?
vejo em comparação a psicologia e psiquiatria, sempre baseada em um ser central. ex. Sigmund Freud”--

Gostaria de dividir minha resposta, pois admiro muito o trabalho de Kardec:

Sabe, e uma das coisas que discuto com os espiritas, Kardec era um pesquisador, e falou que se deveriam continuar as pesquisas. E que ele não tinha trazido tudo que era necessário trazer para conhecimento da terra. Pois o Espiritismo Evolui.

O próprio Chico Xavier participou de varias pesquisas no campo da espiritualidade, com o Waldo Vieira.
               
Infelizmente a grande maioria dos espiritas, olha a codificação não como início de pesquisa, e sim como algo definitivo e que não pode ser questionado.

"O Espiritismo, caminhando com o progresso, não será jamais ultrapassado, porque se novas descobertas lhe demonstrarem que estava no erro sobre um ponto, modificar-se-á sobre esse ponto; se uma nova verdade se revela, ele a aceita." (A Gênese, pág. 39.) (pág. 389-390)

Para se ver uma nova verdade, tem que se questionar as antigas, porque se não a questionamento, o processo se torna estagnado.

“Espiritismo procede exatamente da mesma maneira que as ciências positivas, isto é, aplica o método experimental. Fatos de ordem nova se apresentam, que não podem ser explicados pelas leis, conhecidas; ele os observa, compara, analisa e, partindo dos efeitos às causas, chega à lei que os rege, depois deduz as conseqüências e busca as aplicações úteis.” (A Gênese, Cap. I - item 14, de Kardec)

O espiritismo deveria por conceito continuar a pesquisas em relação aos processos existentes. Como Apometria (os processos com os níveis, subniveis, implantes emocional e mental, utilização de ovoide como supercomputadores pelas trevas  e Magos Negros)

A maioria dos religiosos faz assim, trabalham com dogmas, o que não a conte-se só com os espiritas, e sim com todos, inclusive umbandistas, candomblecistas, católicos, evangélicos, etc.

O próprio Kardec, nas obras póstumas disse que o espiritismo teria que continuar com suas pesquisas e que não era uma religião, e sim filosofia de vida.

 «O Espiritismo é uma doutrina filosófica espiritualista. Por isso toca forçosamente nas bases fundamentais de todas as religiões: Deus, a alma e a vida futura. Mas não é uma religião constituída, visto não ter nem culto, nem rito, nem templo e, entre os seus adeptos, nenhum recebeu o título de sacerdote ou grão-sacerdote.» (Kardec -Obras Póstumas)

Existem alguns grupo que continuam com os estudos, mais não são muitos.

E nossa obrigação como trabalhadores na Luz não importando que linha filosófica nos seguimos, continuar a trazer a terra, as informações do mais alto do altíssimo, com pesquisas, perguntas e estado de espirito.

Pois quanto mais temos ferramentas, mais seremos melhores instrumentos do Criador na evolução, para ajuda das pessoas que necessitam.

Que Oxalá (Deus) nos abençoe e nos de discernimento para continuarmos no caminho da verdade e da fé.

Um domingo iluminado para vocês.

===========================

Eterno Aprendiz Espiritual
O encontro com o Criador que existe em cada um de nós
http://www.facebook.com/EternoAprendizEspiritual
http://eternoaprendizespiritual.blogspot.com.br/

OBS1: Coloco-me a disposição para responder qualquer dúvida sobre os textos em relação a Espiritualidade, Mediunidade, Kardecismo, Espiritismo, Umbanda, Apometria, Reforma Íntima, Deus, das coisas Deus e de nós, filhos de Deus. E de pesquisar quando for necessário para ajudar a compartilhar a Luz do conhecimento de Deus.

===========================

http://www.espirito.org.br/portal/artigos/diversos/religiao/objetivo-do-espiritismo.html

Muito esclarecedor é o texto abaixo, constante de A Gênese, Cap. I - item 14, de Kardec:
"Como meio de elaboração, o Espiritismo procede exatamente da mesma maneira que as ciências positivas, isto é, aplica o método experimental. Fatos de ordem nova se apresentam, que não podem ser explicados pelas leis, conhecidas; ele os observa, compara, analisa e, partindo dos efeitos às causas, chega à lei que os rege, depois deduz as conseqüências e busca as aplicações úteis. O Espiritismo não estabeleceu nenhuma teoria preconcebida; assim, não se apresentam como hipótese nem a existência e a intervenção dos Espíritos, nem o perispírito, nem a reencarnação, nem qualquer dos princípios da doutrina; conclui-se pela existência dos Espíritos porque essa existência resultou como evidência da observação dos fatos; e assim os demais

http://www.ceismael.com.br/tema/obras-postumas-um-resumo.htm
"O Espiritismo, caminhando com o progresso, não será jamais ultrapassado, porque se novas descobertas lhe demonstrarem que estava no erro sobre um ponto, modificar-se-á sobre esse ponto; se uma nova verdade se revela, ele a aceita." (A Gênese, pág. 39.) (pág. 389-390)princípios. Não foram dos fatos que vieram posteriormente confirmar a teoria, mas foi a teoria que veio subsequentemente explicar e resumir os fatos. Rigorosamente exato, portanto, dizer que o Espiritismo é uma ciência da observação e não o produto da imaginação. As ciências não fizeram progressos sérios senão depois que os seus estudos se basearam no método experimental; mas, acreditava-se que esse método não poderia ser aplicado senão à matéria ao passo que o é igualmente às coisas metafísicas".


http://www.espirito.org.br/portal/artigos/fep/por-que-kardec.html

Nas suas «Obras Póstumas», Kardec diz-nos o seguinte: «O Espiritismo é uma doutrina filosófica espiritualista. Por isso toca forçosamente nas bases fundamentais de todas as religiões: Deus, a alma e a vida futura. Mas não é uma religião constituída, visto não ter nem culto, nem rito, nem templo e, entre os seus adeptos, nenhum recebeu o título de sacerdote ou grão-sacerdote.»

Nenhum comentário:

Postar um comentário